Banca de DEFESA: TATIANA MARIA NOBREGA ELIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA MARIA NOBREGA ELIAS
DATA : 21/07/2023
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM (UFRN)

Desenvolvimento de instrumento para o cuidado de enfermagem na prevenção da sífilis congênita na Atenção Primária à Saúde

Cuidados de enfermagem. Cuidado Pré-Natal. Sífilis Congênita. Sífilis. Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

O Brasil enfrenta índices elevados de casos de morbimortalidade perinatal causados pela sífilis congênita desde a década de 1990, embora as ações de promoção, prevenção e controle dos agravos sejam aplicáveis nos programas de pré-natal durante a assistência ao binômio. As consultas às gestantes são realizadas prioritariamente na Atenção Primária à Saúde, acompanhadas de uma equipe multiprofissional, incluindo o enfermeiro. Contudo, apesar da melhoria de acesso ao pré-natal, persistem lacunas importantes tais como: início tardio das consultas, número de atendimentos inferior ao preconizado, déficit de exames realizados e, algumas vezes, a condução ineficiente de tratamentos específicos e formas de prevenção de doenças. Diante disso, o objetivo deste estudo é construir e validar um instrumento para o cuidado de enfermagem na prevenção da sífilis congênita na Atenção Primária à Saúde. Nesse propósito, utilizou-se a teoria de enfermagem de Jean Watson, constituindo-se na aplicação do pensamento crítico do enfermeiro, numa perspectiva transpessoal, possibilitando o reconhecimento do cuidado pela gestante para apoiá-lo na prevenção da sífilis congênita. Trata-se de um estudo metodológico composto por quatro fases: sendo a primeira, a operacionalização do constructo, subsidiado pela teoria do cuidado transpessoal e por uma revisão de escopo, contendo amostra final de 35 artigos que possibilitou a categorização de 33 cuidados de enfermagem para a prevenção da sífilis congênita que compuseram, em conjunto com os dez elementos do Processo Clinical Caritas, a primeira versão do instrumento com dez dimensões e 27 itens; a segunda fase, correspondeu a validação de conteúdo para a análise de concordância entre o item-dimensão e a validação dos itens do instrumento e do seu guia operacional e aconteceu em duas rodadas Delphi com a participação de 12 juízes; na terceira fase, ocorreu a validação de face, com 38 juízes e uma rodada Delphi para a avaliação da compressão verbal do instrumento. Tanto na segunda, quanto na terceira fase, foram usados o coeficiente de Kappa e o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para as análises estatísticas. E, por fim, a quarta fase que consistiu na validação do constructo e avaliação de sua confiabilidade com a participação de 15 enfermeiros que acompanham a consulta de pré-natal e 138 gestantes. Para validação do constructo foram utilizadas as análises fatoriais exploratória e confirmatória e o Alfa de Cronbach para a avaliação da consistência interna do instrumento e assim garantir a sua confiabilidade. O estudo atendeu as prerrogativas éticas exigidas pela Resolução de nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, sendo aprovado pelo parecer nº. 5.632.945 e CAAE 61762422.3.0000.5637, emitidos pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dos resultados alcançados obteve-se, na validação de conteúdo do instrumento, uma concordância entre os itens e as dimensões superior a 0,60 na primeira rodada da Delphi em 77,78% dos itens; no entanto, dos seis itens que não apresentaram uma concordância satisfatória, 3 foram excluídos e os outros 3 foram ajustados em sua alocação e descrição. Os itens validados com índice Kappa inferior a 1,00 foram submetidos a segunda rodada Delphi, tendo todos apresentado valores superiores aos da primeira rodada e maiores do que 0,60. Ainda nessa fase, no tocante a validação de conteúdo do instrumento e do guia operacional, todos os itens e as suas respectivas descrições operacionais obtiveram um IVC ≥ 0,80 e um Kappa ≥ 0,60, dando origem a segunda versão do instrumento com 24 itens. Na validação de face, o instrumento foi submetido a avaliação da compressão verbal, tendo todos os itens obtido um Kappa ≥ 0,80 e um IVC superior a 0,89, não precisando de outra rodada ou de ajustes, seguindo, para a última fase da validação, com 24 itens. A validação de constructo foi realizada através das análises fatoriais, onde na análise exploratória as variáveis geraram 9 fatores com uma variância superior a 50% o que traz segurança para a análise confirmatória que obteve valores estatisticamente significantes nos índices de adequação do modelo final (Razão X 2 /g.l, RMR, RMSEA, PCFI, CFI e IFI). No tocante a verificação da confiabilidade, o instrumento obteve um Alfa de Cronbach acima de 0,70 e abaixo de 0,90 em todos os itens, ou seja, a consistência dos dados é classificada como adequada. Diante destes resultados, conclui-se que o instrumento desenvolvido para o cuidado de enfermagem na prevenção da sífilis congênita demonstrou possuir qualidade psicométrica e validade satisfatórias para subsidiar e qualificar a prática dos enfermeiros junto as gestantes, na Atenção Primária à Saúde.

Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK - nullExterna à Instituição - LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES