Banca de DEFESA: NATALIA DE OLIVEIRA VIEGA

DISCENTE : NATALIA DE OLIVEIRA VIEGA
DATA : 19/07/2023
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM (UFRN)

Análise espaço-temporal e aspectos epidemiológicos da sífilis em gestante no estado do Rio Grande do Norte

Sífilis em gestantes, sífilis congênita, análise espacial.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa de cunho sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema Pallidum. Durante o período de 2011 a 2021 foram notificados no Brasil, 466.584 casos de sífilis em gestantes e 221.600 casos de sífilis congênita. Apesar da eliminação da sífilis congênita ser uma prioridade mundial, a infecção ainda representa um enorme desafio à saúde pública. O estado do Rio Grande do Norte vem apresentando uma tendência crescente quanto as taxas de incidência de sífilis em gestantes e sífilis congênita, até mesmo, em alguns anos, a taxa de incidência de sífilis congênita no estado tem sido superior a taxa nacional. Por esse motivo, este estudo teve como objetivo, analisar a distribuição espaço-temporal dos casos de sífilis em gestantes e sífilis congênita no estado do Rio Grande do Norte durante o período de 2010 a 2019. É um estudo do tipo ecológico de série temporal, com abordagem quantitativa que utilizou dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A população do estudo foi composta por todos os casos notificados de sífilis em gestantes e congênita notificados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação durante o período de 2010 a 2019. Por tratar-se dados secundários, de domínio público, não se fez necessária a apreciação pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No entanto, foram respeitados todos os preceitos éticos de acordo com Resolução 466/2012 que trata de pesquisas com seres humanos. Os mapas temáticos da distribuição espacial dos casos de sífilis foram construídos com auxílio do software QGIS versão 3.28. No período deste estudo foram notificados 3.420 casos de sífilis em gestantes e 3.727 casos de sífilis congênita. A VII região de saúde concentrou o maior número de casos dos dois agravos, o equivalente a 1.851 casos de sífilis em gestantes e 3.016 casos de sífilis congênita. Sobre a caracterização das gestantes, percebeu-se que a faixa etária dos 20 aos 39 anos foi a mais acometida pela sífilis durante a gestação. Quanto a escolaridade a maioria possuía ensino fundamental incompleto. A maioria também foi diagnosticada com sífilis primária. Quanto a caracterização das crianças diagnosticadas com sífilis, a grande maioria foi diagnosticada ainda na fase neonatal, com até 6 dias de vida. A maior parte das crianças eram do sexo feminino, e maior parte das crianças nasceram de mães que realizaram o pré-natal.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa à Instituição - ANA ANGELICA REGO DE QUEIROZ
Externa ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO - nullInterna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 10:09