Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA ARIELLY CUNHA DA SILVA

DISCENTE : LARISSA ARIELLY CUNHA DA SILVA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Construção e validação de guia para transição do cuidado ao paciente com transtorno mental

Saúde Mental; Cuidado Transicional; Guia; Enfermagem; Segurança do Paciente.

Na rede assistencial de saúde percebe-se que os pacientes com algum tipo de transtorno mental estão susceptíveis a cuidados fragmentados ao transitarem por variados setores de forma pouco organizada e sistematizada. Logo, a transição do cuidado apresenta-se como uma estratégia para reorganizar e dar continuidade a assistência prestada com articulação entre equipe, família e serviços envolvidos. Assim, denota-se a relevância de aprofundar discussões acerca da elaboração de ferramentas assistenciais, como um guia, para dar suporte ao gerenciamento do trabalho dos profissionais bem como suscitar a autogestão do paciente em seu processo de saúde doença. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como questão norteadora: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de um guia para apoiar a transição do cuidado dos pacientes com transtorno mental? E, objetiva desenvolver um guia para subsidiar a transição do cuidado do indivíduo com transtorno mental. Trata de um estudo metodológico de abordagem mista, segundo o referencial psicométrico de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, no qual será realizado um grupo focal com profissionais da área de saúde mental de dois hospitais de referência e uma Scoping Review sobre a transição do cuidado ao indivíduo com transtorno mental; procedimentos empíricos - a construção do guia e validação do conteúdo e da aparência por meio da técnica Delphi, com a colaboração de juízes na área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados por meio do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O presente estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob Certificado de Apreciação Ética no 6.022.395 e CAAE: 67216423.0.0000.5537.

Interna - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR - UFMS
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 15:46