Banca de DEFESA: DASE LUYZA BARBOSA DE SOUSA

DISCENTE : DASE LUYZA BARBOSA DE SOUSA
DATA : 27/03/2023
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Desenvolvimento de módulo educacional para capacitação de enfermeiros para formação de Paciente Expert com Esclerose Lateral Amiotrófica.

Esclerose Amiotrófica Lateral; Autocuidado; Participação do Paciente; Enfermagem; Tecnologia Educacional; Tecnologias em Saúde; Estudo de Validação

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é a forma mais habitual de doença do neurônio motor, caracterizando-se por sua natureza neurodegenerativa e progressiva associada à perda dos neurônios motores superiores e inferiores. Salienta-se que todas as implicações da doença acarretam alterações na qualidade de vida do paciente acometido, bem como de seus cuidadores e familiares, pois, devido à perda progressiva da força muscular, o paciente perde também a capacidade de exercer atividades de vida diária e de autocuidado, como falar, comer ou andar. Esses pacientes necessitam de um suporte prático, social, informativo, psicológico, físico, emocional e espiritual. Desta maneira, este estudo estabeleceu as seguintes questões de pesquisa norteadoras: Como é desenvolvido um módulo educacional para capacitar enfermeiros no desenvolvimento de pacientes expertos com ELA e quais conteúdos são válidos para compor um módulo educacional para apoiar o ensino sobre a ELA na Enfermagem? Assim, teve-se por objetivo construir e validar o conteúdo de um módulo educacional baseado na Teoria dos Sistemas de Enfermagem para capacitar enfermeiros no desenvolvimento de pacientes expertos com Esclerose Lateral Amiotrófica. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, para construção e validação de um módulo educacional. Para tal, baseou- se na proposta de Pasquali, que é composto por três etapas específicas, realizadas através dos procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, associado ao que preconiza as Diretrizes da Society North American Amyotrophic Lateral Sclerosis para construção do conteúdo do módulo educacional; os procedimentos empíricos se deram pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms; e por fim, os procedimentos analíticos foram realizados sob cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, os dados coletados foram compilados e analisados em planilha de dados e no SPSS 22.0 for Windows. Este estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 5.621.415, CAAE: 60610922.6.0000.5537. Após a construção de oito roteiros, realizou-se a etapa de validação de conteúdo por juízes, e ao final desta etapa foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo entre os juízes para cada item do roteiro referente a objetividade, clareza, relevância e tipicidade. Concluiu-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do módulo educacional. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo se faz necessário que o módulo educacional passe por outras etapas de validação, a saber: de semântica, aparência e de adequabilidade com o público-alvo.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interna - 1220986 - RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO