Banca de DEFESA: THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES
DATA : 22/12/2022

Construção da identidade paterna mediada pelo amor ao filho prematuro no Método Canguru

Pai. Prematuridade. Método Canguru. Humanização. Enfermagem Neonatal

Introdução: A construção da identidade paterna é um processo transacional e requer o envolvimento do homem no contexto nos cuidados neonatais, quando de forma inesperada, ocorre o parto prematuro do filho. Envolve aspectos subjetivos e complexos além de novas atividades adaptativas e competências afetivas, para que seja partícipe da terceira etapa proposta pelo Método Canguru. Objetivo: descrever a vivência do pai nos cuidados ao filho prematuro na terceira etapa do Método Canguru. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, referência em cuidados neonatais, no município de Natal, Rio Grande do Norte, no período de março a julho de 2022. Participaram sete pais que vivenciaram os cuidados ao filho prematuro na terceira etapa do Método Canguru. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e realizou-se entrevistas abertas em profundidade, encerradas pelo critério de saturação dos dados. As variáveis de caracterização dos participantes foram digitadas em planilha do Microsoft Office Excel e analisadas por meio de estatística descritiva (valores absolutos e relativos). As entrevistas foram gravadas, transcritas e transcriadas em documento do LibreOffice, originando o corpora para processamento e análise. Inicialmente, foi realizada leitura exploratória das entrevistas para destacar as ideias principais dos participantes e elaboração de memorandos metodológicos e substanciais. O corpora foi processado no software IRAMUTEQ, por meio das análises lexográfica: Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Análise Fatorial de Correspondência por variável categórica, associadas à análise de conteúdo de Bardin. Estudo aprovado pelo CEP/UFRN, Parecer: 5.269.9903, CAEE: 52591021.9.0000.5537. Resultados: a integração das categorias permitiu emergir a categoria central: “A construção da identidade paterna mediada pelo amor ao filho prematuro no Método Canguru” a partir de quatro categorias dominantes: Categoria I (Classe 02) -  A transição do cuidado vivenciada pelo pai mediada pela enfermagem; Categoria II (Classe 01 e 05) - Produzindo novos sentidos paternos à partir da rotina da cuidados com o filho e o desejo em cuidar do filho prematuro; Categoria III (Classe 03 e 04) - O Coping religioso/espiritual positivo como estratégia de enfrentamento para lidar com a prematuridade do filho; Categoria IV (Classe 06) - Sentindo-se pai nos cuidados ao filho no MC. Identificou-se que a construção da identidade paterna é mediada pelo amor paterno ao filho, o qual é edificado a partir do amadurecimento e senso de responsabilidade que surgem de forma substancial no período pós-parto. A vinculação precoce estabelecida com o filho prematuro, a nova rotina de cuidados iniciadas no ambiente hospitalar e estendidas para o lar familiar intermediados pela enfermagem na terceira fase do Método Canguru, além do contato contínuo mediado pelo amor e desejo de cuidar, colaboram para o enfrentamento dos obstáculos e aquisição de novas competências paternas na relação diática entre pai e filho. Assim, o amor paterno é propiciado pela intimidade estabelecida entre pai e filho na parentalidade. Considerações finais: revelou-se que a construção da identidade paterna é alicerçada nas relações estabelecidas junto ao filho à medida que adquire uma postura proativa e envolvente, na redefinição das prioridades pessoais vivenciada no cuidado diário e pelo amor que sente pelo filho, na terceira etapa do Método Canguru. Considera-se que os resultados sustentam a tese de que o pai deve ser envolvido precocemente em todas as fases propostas pela assistência neonatal do Método Canguru, para efetividade dos cuidados após alta hospitalar. Outrossim, os profissionais de saúde envolvidos, em especial, a enfermagem deve reconhecer o papel paternal na vida da criança e nos impactos positivos para o seu crescimento e desenvolvimento, bem como e fomentar o uso de estratégias positivas, como o coping religioso, na superação dos desafios da paternidade.

Externo ao Programa - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA - nullInterno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo à Instituição - GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA - UNINASSAU
Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO