Banca de DEFESA: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
DATA : 15/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fvi-vnbo-sof

Desenvolvimento e Validação de Conteúdo da Proposição do Diagnóstico de Enfermagem Estresse Ocupacional a partir de uma Teoria de Médio Alcance

Estresse ocupacional. Pessoal de Saúde. Processo de Enfermagem. Diagnóstico de Enfermagem. Teoria de Enfermagem.

O estresse ocupacional tem acometido vários trabalhadores. O reconhecimento dos fatores relacionados e dos sintomas do estresse ocupacional facilita o desenvolvimento das intervenções pelo enfermeiro, porém evidencia-se que inexiste o diagnóstico de enfermagem Estresse Ocupacional na NANDA Internacional. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi desenvolver e validar o conteúdo da proposição do diagnóstico de enfermagem Estresse Ocupacional a partir de uma Teoria de Médio Alcance. Para tanto, trata-se de um estudo metodológico, o qual foi realizado em duas etapas, quais foram: validação teórico-causal e validação de conteúdo. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob nº 4.695.488 e emenda sob nº 5.498.40 e CAAE: 45570821.7.0000.5292. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial. Inicialmente, realizou-se uma análise de conceito a partir do referencial teórico de Walker e Avant, a qual foi operacionalizada por scoping review mediante utilização das seguintes fontes de dados: The Cochrane Library, Scopus, Web of Science, National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed), The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), PsycINFO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Science Direct e Google acadêmico. A amostra final correspondeu a 138 estudos. Elencou-se 04 atributos, 24 antecedentes e 28 consequentes clínicos do conceito Estresse ocupacional em profissionais de saúde. Em seguida, construiu-se a Teoria de Médio Alcance do Estresse ocupacional em profissionais de saúde (TMA-EOPS) a partir de derivação do Modelo de Sistemas de Betty Neuman, conforme o referencial teórico de Fawcett e Gigliotti. Identificou-se 16 conceitos, 20 proposições e 35 relações causais do Estresse Ocupacional com os estressores e sintomas constantes na TMA-EOPS, além da construção do pictograma/diagrama e estrutura C-T-E. Já, a segunda etapa englobou a validação de conteúdo por juízes acerca dos elementos da proposição diagnóstica. Participaram dessa etapa, 49 juízes, os quais validaram quanto à relevância, os seguintes elementos: 04 atributos, 22 fatores relacionados e 28 características definidoras do diagnóstico de enfermagem proposto. Além disso, validaram 03 atributos, 19 fatores relacionados e 25 características definidoras quanto à clareza e precisão das definições conceituais e operacionais dos respectivos elementos da proposição diagnóstica. Nesse sentido, a proposta diagnóstica apresentou após a validação de conteúdo: 02 atributos, 29 características definidoras, 21 fatores relacionados e 01 condição associada. Posteriormente, realizou-se a avaliação da TMA-EOPS, a qual ocorreu em duas rodadas. Participaram 05 juízes. Na primeira rodada, a TMA-EOPS foi considerada adequada quanto a todos os itens relacionados à significância, parcimônia, testabilidade e adequação empírica; apenas 01 item relacionado à consistência interna e 01 item referente à adequação pragmática não foram considerados adequados. Por sua vez, na segunda rodada de avaliação da TMA-EOPS, os itens não validados anteriormente foram considerados adequados. Conclui-se que o estudo contribuiu para o avanço do conhecimento da disciplina da Enfermagem mediante o desenvolvimento de uma proposição de um diagnóstico de enfermagem baseada em uma Teoria de Médio Alcance inexistente na taxonomia NANDA Internacional.

Externo à Instituição - RAFAEL OLIVEIRA PITTA LOPES - UFRJ
Interna - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa à Instituição - CAMILA TAKÁO LOPES - UNIFESP
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES