Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA SOUTO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA SOUTO DE ARAÚJO
DATA : 14/12/2022

Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes

Tecnologia de baixo custo. Simulação. Administração de medicamentos. Lactente. Ensino. Enfermagem.

O ensino de enfermagem, no contexto pediátrico, apresenta algumas limitações principalmente no que concerne as experiências práticas dos estudantes. A administração de medicamentos em lactentes, mesmo sendo uma habilidade específica da enfermagem, é tida como uma lacuna na formação do estudante, que comumente possui frágeis oportunidades práticas durante o processo formativo. Esta realidade é tida como inquietante, considerando que o principal erro de enfermagem está relacionado à prática da administração de medicamentos, em que o público pediátrico apresenta maior sensibilidade à efeitos adversos. A simulação é uma estratégia de ensino que pode reduzir estas lacunas de aprendizagem ao possibilitar, através de simuladores, o treino de habilidades e experiências simuladas. Nesse contexto é que se insere a presente pesquisa, que objetiva construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, na via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Desse modo, trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo sequencial explanatória, considerando que a natureza metodológica é composta de três tipos de estudo: um estudo metodológico, um de intervenção, do tipo quase-experimental, e por fim, um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Cinco etapas serão necessárias para a realização da pesquisa: 1) Planejamento, construção e testagem do simulador; 2) validação do simulador entre docentes enfermeiros; 3) validação do cenário de simulação; 4) estudo de intervenção; e 5) descrição a percepção dos estudantes em relação a experiência com o simulador. Os dados quantitativos serão inseridos em uma planilha do Programa Estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0, utilizado para a análise descritiva e a inferencial. O nível de significância a ser considerado será de 0,05. No que se refere à etapa qualitativa, os dados serão analisados através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos, o estudo levará em consideração a garantia dos princípios éticos e legais que regem a pesquisa em seres humanos. O estudo será submetido junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Interno - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2306745 - EDILMA DE OLIVEIRA COSTA - UFRNExterno ao Programa - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA - UFRNExterna à Instituição - ALESSANDRA MAZZO - USP
Externo à Instituição - R0DRIGO GUIMARÃES DOS SANTOS ALMEIDA - UFMS