Banca de QUALIFICAÇÃO: LOUISE CONSTANCIA DE MELO ALVES SILVA

DISCENTE : LOUISE CONSTANCIA DE MELO ALVES SILVA
DATA : 05/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fbp-xwfz-uir

Eficácia da aromaterapia na dor pós-operatória de cirurgia cardíaca: ensaio clínico randomizado.

Óleos Voláteis; Lavandula angustifolia; Dor; Cirurgia Torácica; Cuidados de Enfermagem.

A dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca é considerada comum devido à realização da esternotomia e colocação de drenos e, quando mal controlada, pode ocasionar consequências hemodinâmicas e complicações pulmonares. Dessa forma, o alívio oportuno e adequado da dor, leva a uma redução dessas complicações e do tempo das internações hospitalares, além do aumento da satisfação dos pacientes. O uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como métodos não farmacológicos para redução da dor, estão chamando cada vez mais atenção, sobretudo a aromaterapia, que se caracteriza no uso de óleos essenciais, seja por via inalatória, tópica ou oral, extraídos de plantas e tem sido alvo de estudos no controle da dor, ansiedade, distúrbio do sono e náuseas. Esse estudo objetiva avaliar a eficácia da aromaterapia com inalação de óleo essencial de lavanda no alívio da dor durante o pós-operatório imediato de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado e duplo-cego a ser realizado conforme orientações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Será desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes, com uma amostra probabilística, aleatória e simples de 52 participantes divididos igualmente nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE), com pacientes em pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. A randomização destes será garantida através do site “Research Randomizer”. O grupo controle receberá os cuidados padrões do setor e aplicação de gotas de água bidestilada em uma bola algodão para inalação. Já o grupo experimental, receberá a intervenção de inalação com óleo essencial de lavanda com quatro gotas do óleo em uma bola de algodão à uma distância de 10 cm do nariz do paciente, com a finalidade de verificar sua eficácia no alívio da dor. Será utilizado um formulário para coletar os dados de identificação do paciente, informações sobre a cirurgia, além da Escala Visual Analógica e Escala Visual Numérica que serão aplicadas para avaliação da dor e a tabela dos sinais vitais. Esse estudo será submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Feral do Rio Grande do Norte. No caso de receber um parecer favorável, a mesma será encaminhada à Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Estudos desta temática se faz importante para que a utilização dos métodos não farmacológicos pela enfermagem, como parte de um cuidado humanizado, holístico e baseado em evidências científicas, possa ganhar ainda mais lugar na prática clínica, complementando as terapêuticas padrão e favorecendo melhoria na qualidade de vida do paciente assistido.

Notícia cadastrada em: 05/09/2022 08:30