Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA ARAÚJO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA ARAÚJO ROCHA
DATA : 21/07/2022

EFEITOS DOS FLORAIS DE BACH EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DA ABSTINÊNCIA ALCOÓLICA: UM ENSAIO CONTROLADO ALEATORIZADO

Terapias Complementares; Essências Florais; Síndrome de Abstinência a Substâncias; Abstinência de Álcool; Ensaio Clínico Controlado.

A trajetória do desenvolvimento da saúde mental no Brasil advém da criação dos modelos assistenciais e do acompanhamento de diversas mudanças. Nesse contexto, os serviços substitutivos foram programas elaborados para desinstitucionalizar o modelo hospitalocêntrico vigente. Assim, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas é uma das modalidades de serviços substitutivos, que se constitui como um ambiente que acolhe indivíduos de todas as idades com transtornos decorrentes do vício de crack, álcool e de outras drogas. Especificadamente, um dos transtornos mais comuns em usuários com o uso abusivo do álcool é a Síndrome da Abstinência Alcoólica, que por sua vez se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas físicos e psíquicos, incluindo a ansiedade e a fissura (craving). Acredita-se que o uso de práticas integrativas e complementares, tais como os Florais de Bach possam auxiliar na redução dos sintomas mais evidentes. Nesse sentido, objetiva-se analisar a eficácia do uso da terapia de florais de Bach no alívio da fissura e ansiedade em indivíduos com Síndrome da Abstinência Alcoólica leve/moderada. Trata-se de um Ensaio Controlado Aleatorizado. O local do estudo será em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de modalidade III na cidade de Boqueirão, no estado da Paraíba, Brasil. Para realização do ensaio os participantes serão alocados em um grupo experimental ou em um grupo controle por meio da randomização como apoio do software Microsoft Excel. Além disso, o cegamento será feito por meio da padronização dos frascos-âmbar e pela administração de uma pesquisadora sem conhecimento dos grupos. Os instrumentos de coleta de dados consistirão em: no Clinical Institute Withdrawal Assessment for Alcohol, Revised; o Inventário de Ansiedade Traço e Estado; e Alcohol Craving Questionnaire - Short Form - Revised - Versão Brasileira. As análises descritivas e inferenciais serão realizadas por meio do software STATA®, versão 14 para desktop. É importante destacar que o projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e só após aprovação é que se dará início a pesquisa.

Presidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Interna - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externa ao Programa - 2339328 - HYLARINA MARIA MONTENEGRO DINIZ SILVA - UFRNExterna à Instituição - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA - UFS
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 17:30