Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANE MONICK DE SOUZA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THATIANE MONICK DE SOUZA COSTA
DATA : 29/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/zne-bqbn-bja
TÍTULO:

COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA DA GLICOSE E REFLEXOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: ensaio clínico randomizado. 


PALAVRAS-CHAVES:

Glucose. Reflexoterapia. Manejo da dor. Recém-nascido. Unidades de terapia intensiva neonatal.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Os recém-nascidos são expostos a uma gama de procedimentos dolorosos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo necessárias medidas que aliviem a dor. O tratamento não farmacológico da dor busca a redução dos estímulos agressivos do ambiente, prevenção de alterações fisiológicas e comportamentais gerando alento e diminuição do estresse. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo comparar a eficácia da solução de glicose 25% e da reflexoterapia no alívio da dor de neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante a punção arterial. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, duplo cego, realizado com recém-nascidos que apresentem indicação de coleta de sangue por punção arterial que estejam internados em terapia intensiva neonatal de uma maternidade escola referência em gestação e parto de alto risco de Natal, Rio Grande do Norte. A amostra será dividida em dois grupos, Grupo Controle e Grupo Intervenção, no qual o Grupo Controle receberá a solução oral de glicose 25%, e o Grupo Intervenção receberá a reflexoterapia podal. Considerando o tamanho de efeito de Cohen 0,40, poder do teste de 0,80 e nível de significância de 5%, tem-se uma amostra de 26 neonatos por grupo, totalizando 52 participantes. Os critérios de inclusão da pesquisa são: recém-nascidos (com até uma semana de vida) ≥ 32 semanas de idade gestacional ou com peso ≥ 1500g que sejam solicitados exames laboratoriais/gasometria/hemocultura por meio da punção arterial. Para garantir a randomização dos participantes do estudo, será utilizado o site www.randomization.com, o qual irá selecionar previamente os participantes para cada grupo por aleatoriedade simples e sem influência dos pesquisadores. O instrumento de coleta de dados está estruturado em três partes: dados da genitora; dados relativos ao nascimento e ao neonato; avaliação da dor no procedimento de punção arterial através da escala Neonatal Infant Pain Scale-Brasil e outros parâmetros. O projeto foi submetido a autorização da direção da maternidade escola e encaminhado para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE 23720419.5.0000.5537 e foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-639bff. Os dados coletados serão armazenados e analisados por meio de um banco de dados informatizado através dos softwares Microsoft Office Excel e Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Almeja-se, promover novos conhecimentos sobre intervenções que sejam mais adequadas para o alívio da dor neonatal durante procedimentos dolorosos. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interna - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externa ao Programa - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/06/2022 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao