Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA LORENNA ALVES NOGUEIRA
DATA : 14/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CURSO ONLINE PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PANORAMA DA SÍFILIS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia educacional. Educação em saúde. Sífilis. Atenção à saúde. Atenção primária à saúde


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A sífilis é uma infecção bacteriana, de caráter crônico, conhecida como um grave problema de saúde pública mundial. Tem prevalência de 6 milhões, notificada e confirmada no período, 2016-2020, com um recrudescimento nos países em desenvolvimento, sobretudo em populações femininas no processo de gestação, com maiores chances de riscos e danos para a saúde da mãe e do bebê. No tocante ao diagnóstico e tratamento, quando o manejo é inadequado pode ocorrer a transmissão da sífilis adquirida, resultando em lesões denominadas de cancro duro, condiloma plano, placas mucosas e lesões úmidas, influenciadas pelo número de treponemas presentes e caracterizando o estágio e a progressão da doença. Nos casos da transmissão vertical, a sífilis pode ocorrer em qualquer idade gestacional e com influência do período da infecção materna e do tempo de exposição do feto. No tocante às limitações dos serviços de saúde para o atendimento, se reconhece: o manejo inadequado por parte dos profissionais, monitoramento ineficaz da doença, a baixa escolaridade dos usuários, a falta de adesão e pouca compreensão da população, sobre esta condição clínica. Diante desta problemática, os serviços de atenção detêm papel fundamental para intensificação das ações de educação em saúde na abordagem da sífilis, incluindo-se o aconselhamento e testagem dos parceiros sexuais. Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde, lançou como estratégia de enfrentamento, um programa ampliado de intervenções e serviços de atenção, baseados em evidências clínicas, com vistas ao controle da sífilis até o ano de 2030.  Assim, o objetivo deste estudo, é de construir e validar um curso online de educação em saúde sobre o panorama da sífilis para mulheres e homens, (jovens e adultos), durante consulta e/ou atendimento, na Atenção primária à saúde. Estudo do tipo metodológico, seguindo as etapas dos processos de construção e validação, e avaliação de ferramentas direcionadas à construção e validação de um curso online de educação em saúde, relacionada a sífilis. Seguirá as etapas:1ª) realização de uma scoping review para mapear as estratégias da prevenção da sífilis; 2ª) pesquisa exploratória nas Unidades básicas de saúde da família, nos Distritos Sanitários do Município de Natal, quanto ao atendimento de usuários acometidos pela sífilis na rede de serviços ofertados pelo SUS. A análise dos resultados obtidos terá auxílio do software IRAMUTEQ, na definição dos tópicos necessários à estruturação do curso online. A 3ª) etapa, relaciona-se à elaboração do curso, com base no referencial de Falkembach, descrito em dois passos: o 1º) referente a construção do material educativo constituído por análise e planejamento, modelagem e implementação; o 2º passo, corresponde a validação de aparência e conteúdo do curso, por juízes. A análise qualitativa dos dados terá os suportes teóricos de Falkembach, Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria do autocuidado de Orem, e a análise estatística de tendência central, média e mediana, e o cálculo para o Índice de Validade de Conteúdo que permitirá avaliar a concordância dos juízes sobre o percentual obtido para o conteúdo proposto, devendo alcançar o valor de 0,80. Igualmente, será avaliado o nível de concordância entre os especialistas, por meio do Índice Kappa (K), que consiste na razão da proporção de vezes que os juízes concordam na análise do conteúdo, adotando valores de -1 (ausência de concordância) a 1 (concordância total). O projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obedecendo aos preceitos éticos determinados pela Resolução 466/12. Espera-se comprovar a hipótese de que o curso online de educação em saúde, para o manejo da sífilis em homens e mulheres na Atenção primária, cause impacto positivo, repercutindo em melhorias no manejo de novos casos e acompanhamento de seu processo terapêutico. Dessa forma, almeja-se mitigar o avanço da sífilis e suas consequências nos núcleos populacionais da criança em desenvolvimento, do homem e da mulher na fase adulta, gestante e idoso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo ao Programa - ***.619.654-** - LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA - EBSERH
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externa à Instituição - ALIETE CRISTINA GOMES DIAS PEDROSA DA CUNHA OLIVEIRA - ESEnfC
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 16:35
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