Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA SOUZA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA SOUZA FREITAS
DATA : 21/06/2022
LOCAL: Google Meet

SERIOUS GAME SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E CENTROS DE REFERÊNCIA

Estomia; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Atenção primária; Enfermagem.

O enfermeiro da atenção primária e centros de referência é o profissional que atende a pessoa com estomia após o impacto inicial causado e é a referência para fornecer orientações em direção à adaptação a nova condição e a reconstrução de uma nova identidade, entretanto ainda há carência no conhecimento e capacitação de alguns profissionais na atenção a essa população. A utilização de tecnologias educativas pode ser uma adequada estratégia para auxiliar nessa preparação, a exemplo desse tipo de recurso existem os serious games que são jogos virtuais com dinâmica responsiva que objetivam alcançar a aprendizagem com uso de recursos visuais para motivação. Por isso, o objetivo deste estudo é desenvolver e avaliar um serious game como tecnologia educativa sobre estomias intestinais no contexto da atenção primária e dos centros de referência. Trata-se de um estudo realizado em duas etapas: a primeira, um estudo metodológico e segunda, um estudo experimental. A primeira etapa consistirá na construção do serious game ou “jogo sério”, seguindo as etapas de concepção, elaboração (implementação, avaliação e validação dos softwares), finalização e viabilização; e a segunda etapa consistirá na realização de uma intervenção do tipo ensaio clínico randomizado para avaliação do conhecimento de acadêmicos da graduação em Enfermagem a partir da utilização do serious game.  A gamificação na educação na saúde aproxima profissionais e estudantes de casos reais, com imagens e casos clínicos, sem causar dano ao paciente. Assim, tem-se nesta proposta a hipótese: serious games sobre estomias intestinais é uma tecnologia educativa efetiva na aquisição de conhecimento de profissionais e/ou estudantes de enfermagem.

Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externa à Instituição - LUCIANA MARA MONTI FONSECA
Externa à Instituição - MARINA DE GÓES SALVETTI
Externa ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS