Banca de DEFESA: RAYANE SARAIVA FELIX

DISCENTE : RAYANE SARAIVA FELIX
DATA : 28/05/2022
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/xrm-dent-zxm

AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NA ASSISTENCIA A PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA NO MUNICIPIO DE PARNAMIRIM/RN

Atenção Primária à Saúde; Hipertensão; Avaliação em Saúde; Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) representa um sério problema epidemiológico no Brasil e no mundo, tanto pela sua elevada prevalência, quanto pelas complicações que acarreta com acentuadas taxas de morbimortalidade e impactos relevantes nos custos hospitalares. No Brasil, os desafios do controle e prevenção da HAS e suas complicações são, sobretudo, das equipes que prestam Atenção Primária em Saúde (APS), cujo processo de trabalho pressupõe vínculo com a comunidade e a clientela adstrita. Avaliar o desempenho da APS na atenção as pessoas com HAS, é uma importante necessidade para as proposições que buscam aprimorar a qualidade da atenção uma vez que a avaliação é um instrumento que embasa a tomada de decisão e orienta mudanças. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar os atributos da atenção primária em saúde na assistência ao portador de Hipertensão Arterial Sistêmica no município de Parnamirim/RN. Trata-se de um estudo avaliativo de abordagem quantitativa de caráter normativo. Foi utilizado como referencial teórico-metodológico o modelo de avaliação criado por Barbara Starfield, que sugere um método normativo para medir a obtenção da atenção primária em saúde, avaliando a capacidade e desempenho de atributos nesse nível de atenção em relação as ações desenvolvidas/ofertadas. O estudo foi realizado nas unidades que oferecem serviços de atenção primária em saúde de Parnamirim, município da região Metropolitana do Rio Grande do Norte. A população de estudo foi composta por enfermeiros e médicos (110 sujeitos) das equipes da Estratégia Saúde da Família, responsáveis pelas consultas de acompanhamento dos portadores de HAS no âmbito da atenção primária do município. Foram incluídos na amostra profissionais médicos e enfermeiros que atuam na unidade pesquisada por no mínimo três meses. Foram excluídos os profissionais que estavam em licenças médica e afastamentos profissionais. A coleta de dados foi realizada entre os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022, por meio de instrumento de avaliação da capacidade e desempenho da assistência ao hipertenso na APS. Esse instrumento foi criado com base no Primary Care Assessment Tool na versão Brasil (PCATool-Brasil) e o Caderno de Atenção Básica nº 37 ambos publicados pelo Ministério da Saúde. O instrumento é composto por 5 questões de caracterização dos profissionais e 29 questões que buscam avaliar os elementos relacionados a capacidade e desempenho de cada atributo da APS, são eles: acesso de primeiro contato; longitudinalidade, integralidade e coordenação. Os dados foram analisados através de estatística descritiva no qual foram calculados escores, classificados em Alto (escore ≥ 6,6) e Baixo (escore < 6,6), sendo o Alto escore caracterizado pela presença e extensão dos atributos da APS, revelando serviços mais bem orientados. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, preconizados na Resolução n° 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aprovado sob o número: 4.954.487. Participaram da pesquisa 69 sujeitos no qual 76,81% são do sexo feminino, 72,46% com formação em enfermagem, 59,42% disseram trabalhar de 1 a 2 anos na atual unidade de Atenção Primária à Saúde. Dos 4 atributos avaliados nesse estudo apenas o atributo Longitudinalidade apresentou alto escore (7,61) os demais apresentaram baixo escore, sendo eles: Acesso ao primeiro contato (5,92), Integralidade (5,96), Coordenação (5,57). Dessa forma pode-se perceber que o município não obteve escore satisfatório, evidenciando a ausência da extensão dos atributos da APS na assistência a portadores de hipertensão arterial e deve-se buscar melhoria nos processos de atenção à saúde, qualificação do desempenho do sistema, e consequentemente, impactos na melhoria da saúde dessa população.

Presidente - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARIA AMÉLIA ZANON PONCE
Externa à Instituição - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA