Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA DE OLIVEIRA VIEGA

DISCENTE : NATALIA DE OLIVEIRA VIEGA
DATA : 04/04/2022
LOCAL: Google meet

Análise espaço-temporal e aspectos epidemiológicos da sífilis em gestante no estado do Rio Grande do Norte

Análise espacial, Gravidez, Sífilis.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao alto índice de novas infecções, são responsáveis por provocar impactos sanitários e socioeconômicos (AMORIM et al, 2021). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que anualmente são notificados mais de 370 milhões de novos casos de IST em todo o mundo, sendo a sífilis responsável por uma expressiva porcentagem destes casos, aproximadamente 11 milhões de novos casos, destes cerca de 2 milhões são de Sífilis em Gestantes (SG) (AMORIM et al, 2021; WHO, 2019). A região Nordeste ocupa o segundo lugar no ranking das regiões com maior número de casos de SG no país, somente em 2020 registrou 12.589 casos, destes, 902 foram notificados no RN (BRASIL, 2021). Nesse sentido, é de extrema relevância conhecer a distribuição espacial dos casos SG no estado do RN. O objetivo do presente estudo consiste em realizar a distribuição espaço-temporal dos casos de SG no estado do RN em um intervalo de dez anos, durante o período de 2010 a 2019, bem como traçar o perfil epidemiológico das gestantes diagnosticadas. Trata-se de um estudo ecológico e descritivo com abordagem quantitativa, que utilizará dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As variáveis clínicas e sociodemográficas das gestantes serão analisadas através da estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). O teste de Qui-Quadrado será utilizado para verificar a existência de associação entre as variáveis categóricas, para isso será admitida significância estatística de 5% (p<0,05).  A taxa de incidência será calculada em cada ano a partir de dados obtidos através do número de casos confirmados em cada  município durante os anos de 2010 a 2019 dividido pelo número da população do município no mesmo ano multiplicado por 10.000 habitantes. Para avaliar a existência de correlação espacial da taxa de incidência, será utilizado o índice de Moran global calculado no software Terraview 4.2.2, que gerará um valor de índice. quando o objetivo é analisar áreas de maior vulnerabilidade que colaboram para a existência de autocorrelação espacial, medidas de autocorrelação local devem ser utilizadas, como a estatística local de Moran (Local Index of Spacial Association – LISA), representado pelo Box Map. Com base nos resultados obtidos através do gráfico do espalhamento de Moran e do LISA serão construídos os mapas temáticos do tipo LISA Map e Moran Map. O estudo utilizará dados secundários, disponibilizados pelo DATASUS, e seguirá todos os preceitos éticos de acordo com a Resolução 466/2012, por se tratar de dados secundários, não nominais, não será necessária apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN).

Externa à Instituição - ALIETE CUNHA OLIVEIRA - UC
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO