Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES
DATA : 20/03/2022
LOCAL: Google Meet

Elaboração, validação e efeitos de software educativo em acolhimento e classificação de risco obstétrico

Educação em enfermagem; Tecnologia educacional; Estudos de validação; Risco à saúde humana; Enfermagem.

Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico no ganho de conhecimento de estudantes de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa multimétodos, que terão duas pesquisas conduzidas, a primeira consiste em estudo metodológico que envolverá a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico. Para elaboração e validação, será seguido os pressupostos de Oliveira e Presmann e o modelo de design instrucional clássico análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. Serão avaliados os seguintes itens impressões gerais, objetivos, estrutura e relevância, aparência, eficiência e usabilidade. Para a análise, serão utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o teste binomial. A segunda será a avaliação dessa hipermídia, se configurando como um estudo experimental. Os participantes do estudo serão estudantes de enfermagem matriculados em disciplinas acerca da temática do objeto do estudo. Para avaliação, serão alocados dois grupos (intervenção e controle), e para sua avaliação será utilizado os testes estatísticos serão selecionados conforme a necessidade da análise dos dados, com o intuito de alcançar os objetivos propostos. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE.

Externa à Instituição - LARA LEITE DE OLIVEIRA
Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo ao Programa - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - IGOR CORDEIRO MENDES