Banca de DEFESA: FERNANDA RAFAELA DOS SANTOS

DISCENTE : FERNANDA RAFAELA DOS SANTOS
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/evm-kube-pco

Terminologia padronizada de enfermagem para pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde

Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Infecções por Coronavirus; Processo de Enfermagem; Terminologia.

Com elevada incidência mundial, a Covid-19 consiste em uma doença transmitida principalmente por via respiratória, e possui sintomatologia que pode variar de leve a grave. Assim, destaca-se a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem, uma vez que proporciona um cuidado baseado em evidências, e consequentemente uma melhoria da qualidade na assistência prestada a esses pacientes. O objetivo deste estudo foi construir uma terminologia padronizada de enfermagem para pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde, fundamentada no Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), à luz da teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Trata-se de um estudo terminológicoo qual foi desenvolvido em quatro etapas, a saber: 1) identificação de termos relevantes para o cuidado às pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde; 2) Normalização e uniformização; 3) Mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE®, versão 2019/2020; 4) Classificação dos termos encontrados de acordo com o Modelo de Horta. estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com parecer consubstanciado de n° 4.099.646, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética n° 33494920.8.0000.5537. A partir processo de seleção e análise dos artigos, identificou-se um total de 42 publicações, dentre as quais 20 estudos examinados na íntegra e que atenderam aos critérios preestabelecidos. Além disso, foram identificados 9 documentos oficiais. Tais documentos passaram pela criação do corpus, onde as informações foram extraídas e agrupadas em documento no programa Word for Windows®, contendo 250 páginas. Após processo de análise, foram submetidos ao programa PorOnto, extraindo-se o total de 18.109 termos. Os termos extraídos foram organizados em uma planilha do Excel for Windows® e submetidos processo de normalização e uniformização, resultando em 844 termos úteis. No mapeamento cruzado, cada lista de termos foi submetida, em separado, a um processo de cruzamento com os termos contidos na CIPE® por meio da ferramenta Access for Windows® Versão 2016, resultando em termos constantes e não constantes no modelo de Sete Eixos da CIPE®. Assim, 145 termos foram classificados como constantes e 699 como não-constantes. Dentre os termos constantes, 24 compuseram o eixo Ação, 4 compuseram o eixo Cliente, 90 compuseram o eixo Foco, compuseram o eixo Julgamento, 2 compuseram o eixo Localização, 13 compuseram o eixo Meios e compuseram o eixo Tempo. O estudo permitiu a estruturação de uma terminologia padronizada de enfermagem para pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde, o qual poderá subsidiar a criação de um Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) para o cuidado de enfermagem. Por fim, acredita-se que os resultados obtidos promoverão um aperfeiçoamento na prática clínica dos enfermeiros para as pessoas com Covid-19, e consequentemente garantam um cuidado de qualidade, sobretudo no contexto da Atenção Primária à Saúde, pois é nesse cenário que ocorre o acompanhamento longitudinal da população com essa doença.

Externo à Instituição - AUREAN DECA JÚNIOR - UFMA
Externo à Instituição - HARLON FRANÇA DE MENEZES