Banca de DEFESA: ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
DATA : 23/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/rbp-rsfn-qwj
TÍTULO:

Quando ir para maternidade? Tecnologia cuidativo-educacional para gestantes primigestas sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem obstétrica, Início do trabalho de parto, Complicações na gravidez, Tecnologia Educacional, Estudos de validação.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O período gestacional é uma fase de transformações complexas e singulares acompanhada por modificações físicas, hormonais, psicológicas e sociais, podendo ocorrer também uma variação de sentimentos ambivalentes que vão desde as dúvidas, apreensão, amor, alegria, reafirmação da gravidez e ansiedade e preocupação, especialmente, quando se trata da gestação de uma primigesta. É fato que a gestante primigesta, apresenta dúvidas sobre a hora certa de ir à maternidade, gerando muitas vezes angústia, medo e insegurança, sensações sempre observadas pelos profissionais no dia-a-dia dos serviços de saúde e são ressaltadas pela literatura. Frente a esta realidade, acredita-se que a utilização de um vídeo animado sobre os sinais de trabalho de parto e risco obstétricos na consulta pré-natal, pode ser uma ferramenta tecnológica útil na ampliação dos conhecimentos sobre a gestação e o parto da mulher prestes a ser mãe. O objetivo é desenvolver uma tecnologia cuidativo-educacional para gestantes primigestas sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico. Estudo do tipo metodológico, realizado por meio de quatro etapas, quais sejam: 1) Construção do roteiro do vídeo animado sobre sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico; 2) Validação do conteúdo do roteiro do vídeo animado por juízes-especialistas; 3) Construção do vídeo animado sobre sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico e, 4) Influência do vídeo animado sob o conhecimento das gestantes primigestas por meio de um EQE. Para análise dos dados referentes ao processo de validação, utilizou-se o Índice Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa; Já na fase de análise dos dados do quase-experimento, aplicou-se a estatística descritiva, medidas de tendência, dispersão dos dados, além dos testes estatísticos de McNemar, Quiquadrado e t de Student, com nível de significância de 5%. O estudo foi submetido ao Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte conforme recomendações da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, tendo parecer aprovado sob nº 4.396.786 e CAAE 39211420.4.0000.5537. A validação da tecnologia foi realizada por 21 juízes-especialistas, quinze deles expertises em enfermagem obstétrica e onze em atenção básica de saúde. A maioria do sexo feminino (71,4%) e média de 35 anos de idade; destes, 42,9% eram mestres com média de 8 anos de experiência na área de atuação; O Índice de Validação de Conteúdo total do roteiro do vídeo animado foi 0,97. Todas as variáveis analisadas tiveram um índice maior que 0,81, com menor valor de 0,85 no julgamento quanto à adequação do material ao nível sociocultural das gestantes. O coeficiente de Kappa obtido foi 0,55, que correspondeu a uma concordância moderada. Foram entrevistadas 90 gestantes primigestas, cujo perfil corresponde a mulheres com média de 23 anos de idade; pardas (64,45%); em união estável (74,44%) e média de 10 anos de escolaridade. A maioria (62,22%) eram donas de casa e 54,45% possuíam renda familiar de 1 salário mínimo; metade das gestantes (50%) estavam no terceiro trimestre gestacional e 85,56 % realizavam o pré-natal de risco habitual. Apenas 12,22% delas relataram ter acesso a informações sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico. A análise dos dados com uso do teste McNemar evidenciou diferença estatística (p<0,0005) entre o antes e o depois do vídeo animado nas questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Em relação ao desempenho total, verificou-se por meio do teste t Student que houve diferença significativa (p<0,001) entre o antes e depois da visualização do vídeo animado no número de acertos das questões. Por último, na avaliação das primigestas quanto a importância do vídeo, a nota média atribuída foi de 9,92. Ao final deste estudo, concluiu-se que os seus resultados ratificaram a tese de que, a utilização de uma tecnologia cuidativo-educacional, do tipo vídeo animado, sobre o conhecimento dos sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico, apresentou influência positiva para a maioria das gestantes participantes, indicando sua importância e aplicabilidade para os serviços de atenção básica durante o acompanhamento da mulher nas consultas de pré-natal.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA DA NÓBREGA - UERN
Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA - UEA
Externa ao Programa - 2444410 - FLAVIA ANDREIA PEREIRA SOARES DOS SANTOS
Interna - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Interna - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 08:47
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