Banca de DEFESA: LEANDRO MELO DE CARVALHO

DISCENTE : LEANDRO MELO DE CARVALHO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/pyz-bbvb-pjk

Desenvolvimento de um aplicativo para gestão do autocuidado de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Autocuidado; Esclerose Amiotrófica Lateral; Processo Saúde-Doença; Tecnologia Educacional; Enfermagem.

Introdução: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente o sistema motor dos seres humanos. O paciente acometido por esse distúrbio perde gradativamente a capacidade de realizar tarefas rotineiras, como falar, comer ou andar. Acredita-se que em condições crônicas, o autocuidado pode melhorar a qualidade de vida de pacientes ativos envolvidos no gerenciamento de suas condições. Sob esta perspectiva, tecnologias podem funcionar como meios de promoção desse autocuidado e os profissionais de enfermagem podem atuar na sua gestão, uma vez que são capazes de esclarecer dúvidas e transmitir informações, qualificando o paciente e sua família. Objetivo: Teve-se como objetivo desenvolver um aplicativo para gestão do autocuidado de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quali-quanti a ser realizado por meio do User Centered Design (UCD), ou em português, Design Centrado no Usuário. Esta estratégia visa a participação e a colaboração dos usuários no desenvolvimento de aplicativos, promovendo a criação de produtos úteis, que atendam às exigências e características dos usuários e seja de fácil manuseio, sendo composta de quatro etapas: análise, projeto, construção e avaliação. Resultados: Na primeira etapa, foi realizada uma Scoping Review com o objetivo mapear as estratégias de autocuidado de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica; na segunda etapa, ocorreram as investigações e as discussões acerca das soluções de interatividade do usuário e o aplicativo; na terceira etapa, houve a construção do aplicativo. Quanto a última etapa, esta não foi realizada durante este estudo. O aplicativo foi construído em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (LAIS/HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conclusão: O autocuidado realizado por meio de tecnologias, como um aplicativo, pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, bem como, no autocuidado de outras doenças crônicas.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa à Instituição - JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO