Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ TAVINA VIANA CABRAL

DISCENTE : BEATRIZ TAVINA VIANA CABRAL
DATA : 20/12/2021

Carga de trabalho de enfermagem em alojamento conjunto de um hospital universitário

Alojamento conjunto; Período pós-parto; Avaliação em enfermagem; Cuidados de enfermagem.

A equipe de enfermagem tem buscado garantir um cuidado com respaldo científico e autonomia, para isso é necessário o dimensionamento de profissionais da enfermagem coerentes. Sendo que o alojamento conjunto é o local dentro de um sistema hospitalar em que o binômio mãe e recém-nascido saudáveis irão logo após o nascimento e continuam juntos até a alta hospitalar. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como questões norteadora: quais os indicadores de cuidados despertam uma maior necessidade assistencial na puérpera e no neonato? E quais as classificações existentes para o binômio em alojamento conjunto?. O objetivo geral é aplicar o instrumento de carga de trabalho para classificar o binômio mãe-filho em alojamento conjunto que subsidie o dimensionamento de profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e de abordagem quantitativa, será realizado no setor de alojamento conjunto de um Hospital Universitário. O Instrumento de coleta de dados será organizado em três etapas, no qual o primeiro é composto por sete indicadores de cuidado, sendo: Via de parto; Morbidade materna e intercorrência; Morbidade neonatal e intercorrência; Aleitamento materno; Agravantes sociais; Educação e orientação de cuidados e Interação e vínculo, sendo atribuído pontuação de um a quatro, o segundo será os dados sociodemográficos, pessoais e obstétricos e o terceiro que coletará no dados oriundos da Lista de Verificação para o Parto Seguro, presente no prontuário, a busca será ativa no alojamento conjunto diariamente, a cada 24 horas, em forma de entrevista. As informações coletadas serão armazenadas e processadas em banco de dados informatizados por meio dos softwares Microsoft Office Excel e Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. O tratamento descritivo será através das médias e medianas, a análise dos dados será usado o teste do qui-quadrado.  Destaca-se que essa  pesquisa seguirá os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde mediante a sua aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Traíri/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Externa ao Programa - 2507055 - CRISTIANE DA SILVA RAMOS MARINHO
Externa ao Programa - 3153504 - FRANCISCA MARTA DE LIMA COSTA SOUZA