Banca de DEFESA: ALCIDES VIANA DE LIMA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIDES VIANA DE LIMA NETO
DATA : 25/11/2021
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/tnh-rvox-geq

Mobile app para auxílio na educação do paciente no pré-operatório de revascularização do miocárdio

Enfermagem. Educação em Saúde. Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia Educacional. Hipermídia. Saúde.

As obstruções ocasionadas pela doença arterial coronariana, em determinados casos impedem o fluxo sanguíneo arterial normal no coração, o que pode levar ao sofrimento e até mesmo a morte tecidual no local acometido. Em algumas situações, quando outros tratamentos não foram eficazes, está indicada a revascularização do miocárdio, que consiste em uma cirurgia complexa e de grande porte, também conhecida como ponte de safena ou ponte mamária. Com isso, torna-se necessária a educação do paciente no pré-operatório, para que ele possa compreender e participar ativamente de todo o processo de cuidados. Isso poderá implicar em um pós-operatório com menos complicações e eventos adversos. Assim, objetivou-se desenvolver e validar um mobile app para auxílio na educação do paciente no pré-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com abordagem mista, elaborada a partir das etapas do design instrucional contextualizado: 1) análise – realizada a partir de uma scoping review e um estudo qualitativo com 13 pacientes internados em um hospital universitário para receber cuidados pré-operatórios para identificar as necessidades de aprendizagem dos pacientes antes da cirurgia; 2) design e desenvolvimento, na qual procedeu-se a estruturação do diagrama de fluxo e dos protótipos de baixa e de alta fidelidades do aplicativo por uma equipe composta pelos pesquisadores e desenvolvedores de software; 3)implementação, com disponibilização da versão de alta fidelidade do protótipo para análise em uma plataforma digital; 4) avaliação, na qual aconteceu a validação de conteúdo e usabilidade do aplicativo por juízes da área de enfermagem em cardiologia, em duas rodadas organizadas por meio da técnica Delphi. Nessa etapa, utilizou-se como parâmetro para validação o coeficiente de validade de conteúdo superior a 0,8 e o percentual de concordância igual ou superior a 80%. A pesquisa aconteceu no período de janeiro a setembro de 2021 e contou com aprovação do comitê de ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 39198020.0.0000.5537. Assim, por meio da scoping review e do estudo transversal, identificaram-se as necessidades de aprendizagem dos pacientes antes da cirurgia que foram categorizadas em: sistema cardiovascular e doença arterial coronariana; cuidados, procedimentos e rotinas antes, durante e depois da cirurgia. Com base nessas categorias o conteúdo do aplicativo foi organizado em nove seções temáticas: entenda mais sobre o coração; entenda a sua doença; entenda a cirurgia de ponte de safena ou ponte mamária; cuidados antes da cirurgia; cuidados após a cirurgia; reabilitação e mudanças no estilo de vida; registros do paciente; agenda; quiz. Após a segunda rodada Delphi de análise do aplicativo pelos juízes, obteve-se o coeficiente de validade de conteúdo igual ou superior a 0,91 e percentual de concordância 100, com exceção de apenas um dos 12 critérios analisados. Quanto a usabilidade, dos 18 itens, 17 obtiveram 100% de concordância dos juízes. Após todos os ajustes, a versão atual do software conta com 90 telas. Com isso, conclui-se que o aplicativodesenvolvido foi validado. Acredita-se que essa tecnologia poderá contribuir com a literacia e educação em saúde dos pacientes que serão submetidos a revascularização do miocárdio.

Interna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 1204045 - JOSE ADAILTON DA SILVA
Externa à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ