Banca de QUALIFICAÇÃO: KAUANNY VITORIA GURGEL DOS SANTOS

DISCENTE : KAUANNY VITORIA GURGEL DOS SANTOS
DATA : 13/10/2021
LOCAL: Google meet

Eficácia da música no alívio da dor durante retirada de introdutor arterial por via femoral após cateterismo cardíaco: ensaio clínico randomizado

MusicoterapiaManejo da DorCateterismo CardíacoProcedimentos EndovascularesCuidados de Enfermagem.

O cateterismo cardíaco é um exame invasivo com a finalidade de avaliar o funcionamento das valvas, músculo cardíaco e obstruções das artérias coronárias, podendo gerar complicações como a dor. Considerada uma experiência pessoal, o relato de dor do indivíduo deverá ser respeitado por influenciar em fatores biopsicossociais que afetam o bem-estar individual. Sendo assim, mensurar a intensidade da dor através de escalas é fundamental para se pensar em estratégias de analgesia. Nesse sentido, a música vem sendo usada no manejo da dor por sua sua capacidade de distração, indução de emoções como alegria e prazer, modulação do humor, aumento do relaxamento e diminuição da ansiedade, além de afetar áreas responsáveis pelo processamento da dor. Esse estudo objetiva avaliar a eficácia da música no alívio da dor durante a retirada de introdutor arterial por via femoral após cateterismo cardíaco. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado e duplo-cego a ser realizado conforme orientações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Será desenvolvido na hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes, com uma amostra probabilística, aleatória e simples de 68 participantes divididos igualmente nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental. A randomização destes será garantida através do site Research RandomizerO grupo controle será composto por pacientes que tiveram a necessidade de realização do cateterismo cardíaco, receberão os cuidados padrões do setor e aplicação do headphone sem transmissão de nenhuma música para a retirada do introdutor arterial por via femoral no momento oportuno. Já o grupo experimental, receberá a intervenção através do headphone com a preferência musical do paciente, com a finalidade de verificar sua eficácia no alívio da dor durante retirada de introdutor arterial por via femoral. Será utilizado um formulário para coletar os dados sociodemográficos e a preferência musical do paciente, um outro formulário para coletar os dados clínicos como a presença de comorbidades e os sinais vitais do paciente antes, durante e após a intervenção. Também serão aplicadas duas escalas para a avaliação da intensidade da dor, sendo elas: Escala Visual Analógica e Escala Visual Numérica. Esse estudo será submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN. No caso de receber um parecer favorável, a mesma será encaminhada à Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Esse estudo pode contribuir com uma maior humanização da assistência, oferta de maior conforto durante a realização de um procedimento doloroso, com a possibilidade de melhorar a experiência individual, auxiliar no processo de recuperação do paciente e promover a satisfação do usuário com o serviço e assistência prestadas.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - KLEYTON SANTOS DE MEDEIROS - LNRCC