Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA BARRETO TAVARES CHIAVONE
DATA : 29/07/2021
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Validação e avaliação da efetividade do SafeCare: serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente.

Segurança do Paciente; Ensino; Enfermagem; Tecnologia Educacional.

O aluno atual, denominado Estudante 3.0, caracteriza-se pela demanda de tecnologias que apoiem seu processo de ensino aprendizagem, ao torná-la dinâmico, interativo e inovador. Esse novo perfil do aluno está concatenado as modificações sociais compreendidas como, a cibercultura e o ciberespaço, que refletem acerca das relações do ser humano e tecnologias nos diferentes contextos, dentre eles, no âmbito do ensino. Logo, no panorama atual de ensino, o uso de tecnologia torna-se uma realidade e dentre, as diversas ferramentas, destacam-se os serious game, que promovem um ambiente de ensino interativo, imersivo e seguro. O emprego dessa tecnologia pode estar presente em diferentes áreas, com grande relevância no âmbito da saúde e no ensino de temáticas transversais como segurança do paciente. Isto posto, delimitou-se a seguinte questão norteadora: Qual deve ser aparência e usabilidade do SafeCare: Serious game para apoiar efetivamente o ensino da Segurança do Paciente na Enfermagem? E, objetiva, validar e avaliar a eficácia do SafeCare: Serious game para apoio ao ensino da Segurança do Paciente. Trata-se de um estudo quase experimental do tipo antes e depois, de abordagem quantitativa, dividido em duas etapas. A primeira consiste em um estudo metodológico para o desenvolvimento do serious game, a partir do modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation. E, para validação de aparência e usabilidade, com a utilização do Suitability Assessment of Materials adaptado e o System Usability Scale apatados, respectivamente. Os procedimentos de validação de aparência e usabilidade serão realizados por docentes e discentes de enfermagem. Para análise dos dados, será empregado estatística descritiva e cálculos específicos de cada instrumento utilizado. No que diz respeito, a etapa dois, a verificação da efetividade do serious game, será realizada um experimento a partir de um curso sobre a temática segurança do paciente e a utilização do serious game. Os participantes da etapa experimental serão estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados serão analisados por estatística descritiva e inferencial. Ademais, salienta-se que a coleta de dados será iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os preceitos éticos serão seguidos, conforme a Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Externa à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO
Interna - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR