Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA RAFAELA DOS SANTOS

DISCENTE : FERNANDA RAFAELA DOS SANTOS
DATA : 29/06/2021

Subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Infecções por Coronavirus; Processo de Enfermagem; Terminologia.

Com elevada incidência mundial, a Covid-19 causada pelo coronavírus, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, consiste em uma doença transmitida principalmente por via respiratória, e possui sintomatologia que pode variar de leve a grave. Assim, destaca-se a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem, uma vez que proporciona um cuidado baseado em evidências, e consequentemente uma melhoria da qualidade na assistência prestada a esses pacientes. O objetivo deste estudo é desenvolver um subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para o cuidado de pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde, à luz da teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Trata-se de um estudo metodológico, que será desenvolvido em quatro etapas, a saber: 1) identificação de termos relevantes para o cuidado de pessoas com Covid-19 no contexto da Atenção Primária à Saúde; 2) mapeamento cruzado dos termos identificados com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem; 3) construção de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem; e 4) estruturação do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem com base na teoria de Wanda de Aguiar Horta. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com parecer consubstanciado de n° 4.099.646, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética n° 33494920.8.0000.5537. Espera-se que os resultados obtidos promovam um aperfeiçoamento na prática clínica dos enfermeiros para as pessoas com Covid-19, e consequentemente garantam um cuidado de qualidade, sobretudo no contexto da Atenção Primária à Saúde, pois é nesse cenário que a maioria dos casos são solucionados.

Externa ao Programa - 1863377 - MARIA ALZETE DE LIMA
Externo à Instituição - PAULINO ARTUR FERREIRA SOUSA - UNIPORTO