Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RUSELLY DANTAS SILVEIRA

DISCENTE : BRUNA RUSELLY DANTAS SILVEIRA
DATA : 21/06/2021

Significado dos profissionais de saúde acerca da necessidade dos cuidados paliativos em usuários atendidos na atenção primária à saúde.

Cuidados Paliativos; Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

Os cuidados paliativos são definidos como uma abordagem holística, que proporciona o aumento da qualidade de vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento biopsicossocioespiritual, causado por com doença progressiva ameaçadora da vida ao binômio doente-família. No Brasil, é definido como uma filosofia paliativa, legalmente integrada aos serviços da Rede de Atenção à Saúde em todos os seus níveis, incluindo-se o nível de atenção primária à saúde, cujo atendimento na Unidade de Saúde e/ou no domicílio, deve ser integral, contínuo e resolutivo. Entende-se assim que o reconhecimento oportuno, da necessidade de cuidados paliativos em usuários atendidos nesse contexto, seja fundamental para o planejamento dos cuidados, prevenção de sintomas e cuidados necessários a manutenção da vida e saúde, como forma de promover a desospitalização. Contudo, observa-se ser ainda incipiente a reflexão sobre o reconhecimento dessa demanda pelos profissionais de saúde, no nível da atenção primária à saúde. O objetivo deste estudo, é descrever os significados atribuídos pelos profissionais de saúde ao reconhecimento e identificação de usuários elegíveis aos cuidados paliativos, quando atendidos nesse nível de atenção em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, e de abordagem qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da fenomenologia social de Alfred Schütz. O cenário do estudo localiza-se nas Unidades de Saúde da Família dos Distritos Sanitários Norte I, Norte II e Oeste, regiões sanitárias de saúde do município de Natal, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. Os participantes serão os profissionais de saúdeque compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família das unidades selecionadas. Para a coleta de dados, utilizar-se-á a entrevista semiestruturada, online ou presencial, guiada por um formulário contendo duas partes: a 1ª contendo as informações relacionadas as características pessoais e profissionais dos entrevistados, e a 2ª parte, inclui um roteiro de questões abertas, relacionadas aos significados atribuídos pelos profissionais sobre os cuidados paliativos na atenção primária, com ênfase nesse reconhecimento, e na identificação das necessidades paliativas, apresentadas pelos usuários nesse nível assistencial. As informações sociodemográficas obtidas dos participantes, serão tratadas e analisados com estatística descritiva simples no programa Microsoft Excel versão 2013, enquanto a análise dos depoimentos será orientada pela Análise de Conteúdo na modalidade Temática de Bardin, com a utilização do software Atlas.ti 9.0® para subsidiar a codificação e categorização do material, na perspectiva da fenomenologia de Schütz.Afirma-se seguir aos preceitos éticos preconizados na Resolução nº 466/2012 e na Resolução  510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, em todas as suas etapas, iniciando-se o estudo após o parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se os resultados alcançados, possam contribuir e/ou auxiliar na elaboração de diretrizes e linhas de cuidados que integram os cuidados paliativos na atenção primária, com vistas a organização e ao planejamento dessa assistência, considerada como fundamental na garantia da dignidade e do direito da pessoa à saúde, e a elevação da sua qualidade de vida e da família, com necessidades de cuidados paliativos.

Interna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externa à Instituição - GLEYCE ANY FREIRE DE LIMA CARVALHO - SESAP