Banca de DEFESA: YANNA GOMES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YANNA GOMES DE SOUSA
DATA : 30/04/2021
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=106989 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

Elaboração e validação de instrumento para identificação da carga de
trabalho do enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial.

: Enfermagem. Cargas de Trabalho. Serviços Comunitários de Saúde Mental. Condições de Trabalho.

Objetivou-se elaborar e validar psicometricamente um instrumento para identificação de Carga de Trabalho do Enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa que utilizou a Teoria Psicométrica dos Dados, desenvolvida em três etapas: Na Etapa 1: foi realizada a construção do Instrumento de Carga de Trabalho do Enfermeiro - CTENF por meio de Revisão Integrativa de Literatura e de acordo com as bases teóricas de Christophe Dejours, Edith Seligmann Silva, Laurell e Noriega e Joyce Travelbee. O CTENF foi sintetizado em seis domínios importantes: Domínio 1: Organização e Condições de Trabalho, Domínio 2: Relação Enfermeiro e Usuário em Sofrimento Mental, Domínio 3: Relação Enfermeiro e Equipe Multidisciplinar, Domínio 4: Relação Enfermeiro e Gestão do Serviço, Domínio 5: Repercussões Mentais e Domínio 6: Repercussões Físicas com uma disposição de 75 itens. Na Etapa 2: A Validade de Conteúdo foi conseguida por meio da participação de 10 juízes experts, os quais foram identificados na Plataforma Lattes a partir dos critérios propostos por Benner, Tanner e Chesla. Os juízes avaliaram a relação item/domínio nesta fase e sua concordância foi avaliada por meio do Kappa, assim obteve-se: nos domínios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 concordâncias acima de (0,80) em todos os itens entre os avaliadores, além disso calculou-se o Kappa geral por domínios: (0,84; 0,92; 0,80; 0,80; 0,98 e 0,84) e Kappa geral do CTENF de 0,86. Realizou-se também a Validade de Face do CTENF com os juízes experts e com estudantes matriculados no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Campus Natal-RN. Com valor de Kappa Geral de 1 nesta validade. Na Etapa 3: A Validade de Constructo foi realizada com 300 enfermeiros que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial II da Região Nordeste. Nessa fase da pesquisa os dados foram analisados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para a avaliação dos traços latentes dos profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II. Para isso foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG), na qual a escala Likert estava fixada entre 1 e 5, representando satisfação, adequação e frequência com relação ao item. De acordo com os resultados da TRI todos os itens apresentaram um poder de discriminação satisfatório e foi possível identificar os itens com maior importância para diferenciar os profissionais com diferentes níveis do traço latente estudado. Também foi realizada a Analise Fatorial Confirmatória (AFC) da estrutura psicométrica da escala do instrumento (CTENF). Além disso, foi verificado a qualidade do ajuste no modelo através dos parâmetros χ2 /G.L., CFI, TLI, GFI e RMSEA, indicando um bom ou razoável ajuste da estrutura fixada. Este estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN sob parecer nº 3.640.801/2019.

Externa à Instituição - ANA ELISA PEREIRA CHAVES
Externo à Instituição - HUGO RAFAEL DE SOUZA E SILVA
Externa ao Programa - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interno - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA