Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE SARAIVA FELIX

DISCENTE : RAYANE SARAIVA FELIX
DATA : 26/03/2021
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NA ASSISTENCIA A PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA NO MUNICIPIO DE PARNAMIRIM/RN.

Atenção Primária à Saúde; Hipertensão; Avaliação em Saúde; Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) representa um sério problema epidemiológico no Brasil e no mundo, tanto pela sua elevada prevalência, quanto pelas complicações que acarreta com acentuadas taxas de morbimortalidade e impactos relevantes nos custos hospitalares. No Brasil, os desafios do controle e prevenção da HAS e suas complicações são, sobretudo, das equipes que prestam Atenção Primária em Saúde (APS), cujo processo de trabalho pressupõe vínculo com a comunidade e a clientela adstrita. Avaliar o desempenho da APS na atenção as pessoas com HAS, é uma importante necessidade para as proposições que buscam aprimorar a qualidade da atenção uma vez que a avaliação é um instrumento que embasa a tomada de decisão e orienta mudanças. Neste sentido, este projeto objetiva avaliar os atributos da atenção primária em saúde na assistência ao portador de Hipertensão Arterial Sistêmica no município de Parnamirim/RN. Trata-se de um estudo avaliativo de abordagem quantitativa de caráter normativo. Será utilizado como referencial teórico-metodológico o modelo de avaliação criado por Barbara Starfield, que sugere um método normativo para medir a obtenção da atenção primária em saúde, avaliando a capacidade e desempenho de atributos nesse nível de atenção em relação as ações desenvolvidas/ofertadas. O estudo será realizado nas unidades que oferecem serviços de atenção primária em saúde de Parnamirim, município da região Metropolitana do Rio Grande do Norte. A população de estudo será composta pelos enfermeiros e médicos das equipes da Estratégia Saúde da Família, responsáveis pelas consultas de acompanhamento dos portadores de HAS no âmbito da atenção primária do município. Atualmente o município conta com um quantitativo de 55 equipes. Serão incluídos na amostra profissionais médicos e enfermeiros que atuam na unidade pesquisada por no mínimo três meses. Serão excluídos os profissionais que estejam em licenças médica e afastamentos profissionais. A coleta de dados será realizada por meio de instrumento de avaliação da capacidade e desempenho da assistência ao hipertenso na APS. Esse instrumento foi criado com base no Primary Care Assessment Tool na versão Brasil (PCATool-Brasil) e o Caderno de Atenção Básica nº 37 ambos publicados pelo Ministério da Saúde. O instrumento é composto por 5 questões de caracterização dos profissionais e 29 questões que buscam avaliar os elementos relacionados a capacidade e desempenho de cada atributo da APS, são eles: acesso de primeiro contato; longitudinalidade, integralidade e coordenação. Os dados serão analisados através de estatística descritiva no qual serão calculados escores que poderão ser classificados em Alto (escore ≥ 6,6) e Baixo (escore < 6,6), sendo o Alto escore caracterizado pela presença e extensão dos atributos da APS, revelando serviços mais bem orientados. O estudo seguirá os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, preconizados na Resolução n° 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Com a realização desse estudo pretende-se: Conhecer a linha de cuidado da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica no Município de Parnamirim/RN através do Modelo Lógico criado, além de conhecer e julgar a extensão dos atributos essenciais da APS na atenção as pessoas desse grupo. Esses resultados podem direcionar de modo a embasar outros estudos e orientar os gestores e os profissionais de saúde envolvidos.

Externo à Instituição - MARIA AMÉLIA ZANON PONCE
Presidente - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO