Banca de DEFESA: LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYS PINHEIRO DE MEDEIROS
DATA : 24/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=101732 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE LESÕES MAMILO-AREOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Aleitamento Materno; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Estudos de validação; Enfermagem.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Definida como “a base da vida”, a amamentação oferece à criança a melhor alimentação possível, além de proporcionar saúde física e mental ao longo do seu crescimento e desenvolvimento. Apesar da sua relevância comprovada, a maioria das mães enfrentam dificuldades que culminam na interrupção precoce da amamentação, especialmente nos seis primeiros meses, que deve ser realizada de forma exclusiva. Dentre os motivos alegados para o desmame, destacam-se os problemas na mama, incluindo a dor e as lesões mamilo-areolares. Nesse cenário, a atuação do profissional Enfermeiro é fundamental na promoção do aleitamento materno através da prevenção e manejo clínico das intercorrências, incluindo as lesões mamilo-areolares. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um serious game como estratégia educativa sobre cuidados com lesões mamilo-areolares em lactantes. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado em duas etapas que compõem o processo de desenvolvimento do Software educativo: elaboração e avaliação. Intitulado “aleitagame”, o produto dessa pesquisa tem como referencial a teoria Construcionista de Papert.  A partir dos achados da revisão de escopo e experiência empírica da pesquisadora, foram desenvolvidos três cenários para compor o jogo, sendo eles: hospital, unidade básica de saúde e visita domiciliar, abordando as seguintes causas de lesão mamilo-areolar, respectivamente: técnica inadequada de amamentação, infecção fúngica e anquiloglossia. Após a fase de elaboração, o software educativo foi submetido à etapa de avaliação, que foi realizada através da participação de nove juízes de pesquisa, sendo seis para avaliar o conteúdo e três para os aspectos técnicos e pedagógicos. Os cenários que mais receberam recomendações de mudanças quanto ao conteúdo foram a unidade básica de saúde e a visita domiciliar. Sobre o quesito técnico e pedagógico, as sugestões mais pertinentes foram sobre os comandos do jogo ao participante no decorrer da execução e ajustes no feedback para melhor compreensão do erro, caso ocorra. Nos escores avaliativos de satisfação com o jogo, através do GameFlow, observou-se melhores pontuações, bem como semelhança entre as duas categorias, nos elementos “desafios”, “habilidades do jogador”, “objetivos”, “feedback” e “melhoria do conhecimento”. As demais categorias, “controle”, “concentração” e “imersão” apresentaram escores que divergiram mais de 1,5 pontos em cada item. Conclusão: O “aleitagame” está em fase de desenvolvimento e concluiu duas etapas do processo. Após apreciação dos juízes, foram realizadas as alterações visando melhorar a qualidade do software como estratégia inovadora de ensino. Recomenda-se dar continuidade às etapas de desenvolvimento, sendo elas a validação e finalização para que possa ser operacionalizado no âmbito da formação de profissionais Enfermeiros.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3621043 - EURIDES ARAUJO BEZERRA DE MACEDO
Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Interna - 4330566 - JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO
Externa à Instituição - KELLY PEREIRA COCA - UNIFESP
Externa à Instituição - LUCIANA MARA MONTI FONSECA - USP
Externa ao Programa - 1220986 - RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
Externa ao Programa - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Notícia cadastrada em: 10/02/2021 17:15
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