Banca de DEFESA: FRANCISCA SIMONE DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCA SIMONE DA SILVA
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=101403 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

Punção venosa em jugular externa: conhecimento autorreferido por estudantes de enfermagem

Educação em Enfermagem. Procedimentos Clínicos. Cuidados Críticos.

Acesso venoso periférico é um procedimento frequente nos serviços de assistência à saúde, tornando-se um desafio para o profissional. É um procedimento realizado por enfermeiros que requer avaliação clínica precisa, habilidades, domínio da fisiologia e anatomia, competências específicas alcançadas na formação técnico-científica profissional, a qual, requer integração de saberes múltiplos e complexos. Nesse sentido, objetivou-se verificar o conhecimento autorreferido dos estudantes de graduação em enfermagem para realização da punção venosa em jugular externa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida por abordagem quantitativa, com delineamento transversal e análise descritiva, realizada com alunos do sexto ao nono período, matriculados no segundo semestre de 2020, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada via internet, por intermédio de e-mail e aplicativo de mensagem WhatsApp, mediante aplicação de um questionário eletrônico por link de acesso. Os dados foram organizados em planilha do Software Microsoft Excel, versão 2017 e convertido para o software estatístico livre R para aplicação dos testes estatísticos. As variáveis quantitativas foram analisadas por estatísticas descritivas de medidas de tendência e de dispersão dos dados e na comparação das características acadêmicas com as dimensões dos instrumentos em estudo aplicou-se os testes de Mann-Whitney, Friedman e Kruskal Wallis, sendo adotado o nível de significância foi de 5%. Estudo desenvolvido mediante Certificado de Apresentação para Apreciação Ética, CAAE:36707320.2.0000.5537. Obteve-se respostas de 59 estudantes, onde predominou sexo feminino (81,36%), faixa etária de até 25 anos (72,88%), maioria solteiros (84,75%), no qual, 22,03% dos alunos cursavam sexto período, 25,42% sétimo, 28,82% oitavo e 23,73% nono. Quanto ao processo de aprendizagem, verificou-se que 35 (59,32%) não possuíam experiência de assistir a uma punção venosa em jugular externa, e ainda que 12 (20,34%) não sabiam utilizar cateteres intravenoso flexíveis como o de poliuretano. De modo geral, alunos dos últimos períodos apresentaram maior nível de conhecimento teórico, antes e durante o procedimento, com ações proativas (p-valor 0,007) e os acadêmicos do nono período pós-procedimento. Não havendo diferença no nível de satisfação quando comparado os diferentes períodos na formação acadêmica. Assim, o domínio do conhecimento e nível elevado de gestão acadêmica presente nos períodos finais da formação reflete na qualidade da prática assistencial desses egressos, enquanto futuros profissionais.

Externa à Instituição - ANA ROBERTA VILAROUCA - UFPI
Externo à Instituição - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR - UFPI