Banca de QUALIFICAÇÃO: MANACÉS DOS SANTOS BEZERRIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANACÉS DOS SANTOS BEZERRIL
DATA : 05/02/2021
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Cenários de simulação para capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do Paciente Expert

Simulação Clínica; Educação em Saúde; Segurança do Paciente; Enfermeiro; Atenção Primária à Saúde.

O Paciente Expert constitui-se em um indivíduo protagonista na sua autogestão do cuidado, bem como um multiplicador/facilitador de atividades eficazes e seguras nos serviços de saúde, especialmente no que diz respeito à Atenção Primária à Saúde, em razão de configurar-se na porta de entrada na rede de atenção à saúde e dispor de uma quantidade significativa de programas/atividades que envolvem diretamente o paciente. No entanto, é necessário que os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, principalmente o enfermeiro, conheçam e compreendam maneiras de facilitar a formação desse perfil de paciente. Dentre as ferramentas existentes, tem-se a simulação clínica, que dispõe de cenários múltiplos e adaptáveis a cada contexto. Por conseguinte, a questão norteadora desse estudo é: como devem ser estruturados os cenários de simulação para o apoio à formação de Pacientes Experts pelos profissionais de enfermagem da Atenção Primária à Saúde? E, tem como objetivo, avaliar a efetividade dos cenários de simulação para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Paciente Expert. Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes-depois e com abordagem quantitativa, que buscará construir, validar e avaliar a efetividade de cenários de simulação para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Paciente Expert. Na etapa de construção e validação dos cenários, seguir-se-á os procedimentos teóricos, empíricos e analíticos propostos por Pasquali. Para a avalição da efetividade, o estudo contará com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de saúde do município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, os quais serão segregados em grupo controle e experimento, ambos participarão de ações de ensino, mas com intervenções distintas. A coleta de dados realizar-se-á a partir da aplicação do teste de múltipla escolha para os dois grupos e da adaptação da Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem a partir dos cenários de simulação, apenas para o grupo experimento. As informações obtidas por meio dos instrumentos aplicados serão tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, versão 22, e serão analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais para comparar os resultados de ambos os grupos. A pesquisa está em consonância com os preceitos éticos preconizados na Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde a coletado de dados iniciará mediante sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Externa à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS
Externa à Instituição - FRANCISCA SÁNCHEZ AYLLÓN - UCAM
Interna - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR - UFMS