Banca de DEFESA: RENATA MARINHO FERNANDES

DISCENTE : RENATA MARINHO FERNANDES
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=98574 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

Construção de uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário

Comportamento Sedentário; Teoria de Enfermagem; Adulto Jovem; Adolescente.

O estilo de vida sedentário apresenta uma curva crescente entre adolescentes e adultos jovens. Neste contexto, torna-se essencial que os enfermeiros conheçam esse diagnóstico de enfermagem de forma aprofundada. Assim, objetiva-se, neste estudo, construir uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário em adolescentes e adultos jovens. Trata-se de um estudo metodológico, segundo o referencial teórico de Lopes e Silva para desenvolvimento de teoria de médio alcance para diagnósticos de enfermagem. O estudo foi operacionalizado por meio de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health; Scopus; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Web of Science. O cruzamento dos descritores Sedentary Behavior; Sedentary Lifestyle; Young Adult; Adolescent permitiu a obtenção 2974 artigos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final resultou em 57 artigos. Os resultados mostram a identificação de seis atributos essenciais; 23 antecedentes clínicos e 11 consequentes clínicos. Os atributos essenciais foram envelhecimento; tempo de tela excessivo em internet; estudante; assistir televisão >2h/dia; sexo feminino; e média de atividade física inferior a recomendada. Os antecedentes clínicos foram morar em zona urbana; envelhecimento; desemprego; tempo de tela excessivo em internet; estudante; tempo sentado prolongado; inatividade física; menor percepção de saúde; menor satisfação com a vida; assistir televisão >2h/dia; sexo feminino; elevado nível socioeconômico; média de atividade física inferior a recomendada; mau gerenciamento do tempo livre; recursos insuficientes para a atividade física; interesse insuficiente em atividades físicas; educação materna elevada; poluição do ar; condições climáticas desfavoráveis; conhecimento deficiente; migração; nível de escolaridade alta; e historia familiar de inatividade física. E os consequentes clínicos foram memória prejudicada; lombalgia; tempo de sono inadequado; falta de condicionamento físico; depressão; estresse; ansiedade; excesso de adiposidade; doença cardiovascular; função cognitiva prejudicada; e menor atenção visual. Em seguida a teoria de média alcance do referido diagnóstico foi desenvolvida. Conclui-se que a compreensão do diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário a partir de uma teoria de médio alcance é oportuna e geradora de ferramentas que podem promover saúde e qualidade de vida nessa população especifica.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA