Banca de DEFESA: ANA CAROLINA COSTA CARINO

DISCENTE : ANA CAROLINA COSTA CARINO
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=98566 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DE MÉDIO ALCANCE DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SOBREPESO

Enfermagem. Diagnóstico de Enfermagem. Sobrepeso. Adolescente. Adulto Jovem.

O presente estudo objetiva construir uma Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens. Trata-se de um estudo metodológico à luz do referencial teórico de Lopes e Silva (2016). O estudo foi operacionalizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Scopus; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Web of Science; e National Library of Medicine and Nacional Institutes of Health. Utilizou-se os descritores “Overweight”; “Adolescent” e “Young Adult”, bem como os operadores booleanos AND e OR. Obteve-se 4.505 artigos, os quais foram avaliados através de um consenso entre três pesquisadores com auxílio do software State of the Art through Systematic Review. A amostra final foi composta por 30 artigos. Os resultados evidenciam 6 atributos essenciais, 25 antecedentes clínicos e 18 consequentes clínicos voltados para o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso. Os atributos essenciais são: sexo feminino; renda per capita moderada ou elevada; residência em área urbana; hábitos alimentares inadequados; estilo de vida sedentário; e consumo de álcool. Encontrou-se como antecedente clínico do Sobrepeso: sexo feminino; renda per capita moderada ou elevada; peso elevado na infância; peso elevado na adolescência; excesso de peso na família; uso de drogas obesogênicas; consumo de álcool; idade da menarca anterior a 12 anos; má qualidade de sono; residência em área urbana; elevado consumo de carboidratos; estado civil; elevado peso materno durante a gestação; idade superior a 20 anos; conhecimento deficiente sobre alimentação saudável; ingestão de refrigerante em detrimento de água; ingestão de doces em detrimento de frutas; ingestão rotineira de suplementos de proteína e bebidas energéticas; hábito de lanchar entre as refeições várias vezes ao dia; aumentar o consumo alimentar em situações de estresse e pressão; estilo de vida sedentário; jogar videogame durante a semana; padrão alimentar irregular; hábitos alimentares inadequados; início da vida universitária. Por fim, os consequentes clínicos são: depressão; ansiedade; estresse psicossocial; tentativas sucessivas de perda de peso; negatividade alimentar; compulsão alimentar; autopercepção de saúde negativa; adesão recorrente à dieta restritiva, pílulas dietéticas, substitutos alimentares e dieta relacionada a medicamentos; comportamentos não saudáveis para controle do peso; insatisfação com a realidade corporal; vergonha do corpo; sentimentos negativos e depreciativos associados à autoimagem; preocupação com o peso; desejo de ser mais magro; hipervalorização da silhueta do corpo ideal; atitudes de risco em relação ao cigarro; propensão à distúrbios metabólicos, hipertensão e dislipidemia; e risco aumentado para Carcinoma de células renais. Em seguida, a Teoria de Média Alcance do referido diagnóstico foi desenvolvida. Constatou-se que, a partir da criação da Teoria de Médio Alcance, foi possível uma melhor compreensão do diagnóstico de enfermagem Sobrepeso no contexto do adolescente e adulto jovem. O entendimento desse fenômeno permite o avanço da ciência da enfermagem através do direcionamento das intervenções de enfermagem e da prestação de um cuidado holístico e centrado nas necessidades da clientela.

Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA