Banca de DEFESA: VALERIA GOMES FERNANDES DA SILVA

DISCENTE : VALERIA GOMES FERNANDES DA SILVA
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Representações Sociais das pessoas em sorodiferença para o HIV elaboradas por profissionais de saúde dos serviços de assistência especializada

HIV. Parceiros sexuais. Serviços de saúde. Equipe de Assistência ao Paciente. Psicologia social.

No contexto dos serviços de assistência à saúde especializados, constantemente os profissionais se deparam com a realidade das pessoas que convivem com a sorodiferença para o HIV. O presente estudo tem como objetivo analisar as Representações Sociais sob a vertente estrutural das pessoas em sorodiferença para o HIV, elaboradas por profissionais de saúde de Serviços de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/Aids. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, qualitativo, ancorado nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais, na vertente estrutural. O local de realização incluiu, três Serviços de Assistência Especializada em IST/HIV/Aids da região metropolitana do estado do Rio Grande do Norte, e teve a participação de 51 profissionais de saúde, atuantes em equipes multiprofissionais assistenciais, além dos profissionais coordenadores dos respectivos serviços e programas de saúde. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2020, e foi mediada pelo uso da Técnica de Evocação Livre de Palavras associada ao modelo de substituição e descontextualização (zona muda), com o termo indutor “Pessoas em sorodiferença para o HIV”. Os dados foram analisados através do processamento prototípico (quadro de quatro casas) para cada matriz, para as quais calcularam-se, automaticamente, as frequências intermediárias (±9 matriz 1 e ±9,32 matriz 2) e as Ordens Médias de Evocações (matriz 1: ±3,04; matriz 2: ±2,96), e a análise de similitude, afim de verificar as composições e co-ocorrência das palavras. O processamento analítico se deu no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), versão 7 alpha 2. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 30794020.6.0000.5537. Os 51 participantes apresentaram-se em sua maioria, do sexo feminino (82,35%), com faixa etária predominante dos 41 anos aos 54 anos (45,10%). Quanto ao nível de escolaridade, 78,43% possuíam ensino superior e 21,57% ensino técnico, e 41,18% relataram possuir especialização ou capacitação específica para atuar no serviço. Do total de participantes, 11,76% eram coordenadores dos serviços e programas responsáveis, e 88,24% profissionais da equipe assistencial multiprofissional, destes, sendo 33,33% médicos, 24,44% técnicos de enfermagem, 15,55% farmacêuticos, 13,33% enfermeiros, 6,66% assistente social e 6,66% psicólogos. Quanto ao tempo de formação dos profissionais, houve variação de 1 ano e 10 meses a 46 anos de profissão, assim como o tempo de serviço no SAE esteve no intervalo de 9 dias a 37 anos. Na análise prototípica, verificou-se que o termo indutor referente a matriz 1, resultou em 255 evocações e 93 palavras distintas, enquanto que a matriz 2 (zona de substituição e de descontextualização) teve 255 evocações e 156 palavras distintas. Após os processos de lematização e categorização, o número de evocações diferentes foram de 43 para a matriz 1 e 41 para a matriz 2. Após a exclusão das evocações com frequência inferior a três, resultou-se em um aproveitamento das evocações de 62,79% (27) e 65,85% (27), respectivamente. Na matriz 1, a possível representação das pessoas que vivem em sorodiferença ao HIV, se cristalizou semanticamente no núcleo central, pelos termos: amor (f=19; OME: 2.6), medo (f=18; OME: 2.7), comportamento sexual (f=9; OME: 2.3), aceitação (f=9; OME: 2.7) e respeito (f=9; OME: 2.6). Na matriz 2, as representações foram objetivadas pelos termos preconceito (f=27; OME: 2.7), desconhecimento (f=21; OME: 2.0), medo (f=16; OME: 2.8), loucura (f=10; OME: 2.4) e amor (f:10; OME: 2.5). Desta forma, verifica-se entre os dois núcleos centrais a cristalização semântica dos termos amor e medo. Na análise de similitude a matriz 1, os termos que apresentaram forte co-ocorrência e conexidade foram: “parceria”, “amor”, “medo”, “prevenção”, “cuidado”; e a matriz II, com os termos: “assistência”, “acolhimento”, “desconhecimento”, “preconceito”, “medo”. As Representações Sociais tidas pelos profissionais de saúde acerca da sorodiferença se concentraram nos significados atribuídos estruturalmente ao amor, medo, parceria, assistência, preconceito, desconhecimento, o que denota a valorização de sentidos que estão além do campo da oferta de cuidados à saúde.

Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA SERRA - UFMA
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Externa à Instituição - RENATA KARINA REIS - USP