Banca de DEFESA: RAFFAELA PATRICIA DA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFFAELA PATRICIA DA SILVA SOARES
DATA : 25/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=98513 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO PACIENTE EXPERTO NO CONTEXTO

BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Autonomia do Paciente. Autocuidado. Educação em Saúde. Participação do Paciente. Equipe de Assistência ao Paciente.


PÁGINAS: 2
RESUMO:

Objetivou-se desenvolver o conceito Paciente Experto no contexto de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Trata-se de um estudo metodológico, conduzido pelo Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos proposto por Schwartz-Barcott e Kim. O estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira etapa uma análise de contexto e a segunda uma análise de conceito.  Para a primeira etapa utilizou-se os quatro níveis interativos do contexto propostos por Hinds, Chaves e Cypress, e foram delimitados da seguinte forma: Assistência à saúde centrada no paciente como metacontexto; Autogestão do cuidado em saúde e o Paciente Experto como contexto geral; Implicações e desafios para o modelo de atenção à saúde como contexto específico; e Particularidades do Paciente Experto e o cuidado interprofissional como contexto imediato. A segunda etapa foi operacionalizada por uma scoping review, utilizando o referencial metodológico do Joanna Briggs Institute, que resultou em uma amostra final de 145 estudos. Como resultados da etapa de análise de conceito, do total de estudos analisados, observou-se que as publicações seguiram um padrão crescente no período 10 anos, onde a maioria ocorreu entre 2015 e 2020. Além disso, metade desses estudos foi desenvolvida no Reino Unido e 119 foram publicados na língua inglesa. Com relação à origem do conceito, verificou-se que decorre principalmente do aumento das condições crônicas de saúde. Cinco expressões foram encontradas na literatura para descrever o conceito, sendo a mais citada “Paciente Experto” seguida de “Paciente especialista”. Em seus aspectos práticos e populacionais, o conceito está relacionado predominantemente às unidades de saúde familiar e às pessoas com diabetes mellitus. Quanto aos elementos essenciais do conceito, a busca destacou a presença de doenças crônicas ou comorbidades como antecedente mais frequente, a educação em saúde para o autocuidado como atributo primordial e a independência na realização de atividades de vida diárias como a principal consequência. Através da análise contextual realizada somada à delimitação teórica das definições, dos aspectos práticos, contextuais e dos elementos essenciais descritos anteriormente, foi possível desenvolver o conceito de Paciente Experto no contexto de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis de maneira clara e precisa, em concordância com o contexto brasileiro. O presente estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 30794220.1.0000.5537.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA CATARINA DE SOUZA OLIVEIRA - UCAM
Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa ao Programa - 4330566 - JESSICA NAIARA DE MEDEIROS ARAUJO
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interna - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/12/2020 15:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao