Banca de DEFESA: JACQUELINE TARGINO NUNES

DISCENTE : JACQUELINE TARGINO NUNES
DATA : 14/12/2020
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=97474 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

Qualidade do Sono e sobrepeso em enfermeiros nos diferentes turnos de trabalho

trabalho noturno; ganho de peso; sono; enfermagem.

Objetivou-se analisar a qualidade do sono e investigar se este exerce influência no IMC dos profissionais enfermeiros nos turnos diurno e noturno. Trata-se de um estudo analítico com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido no Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados entre o período de janeiro a março do ano de 2020, mediante os instrumentos: Questionário do Índice de qualidade de sono de Pittsburgh e o sóciodemograficos para caracterização dos sujeitos. Foram pesquisados 268 enfermeiros nos seus turnos de trabalho. Os instrumentos foram disponibilizados de acordo com o turno de trabalho de cada profissional. Participaram da pesquisa 120 enfermeiros. Os dados após serem codificados e tabulados, passaram por análise estatística por meio do programa SPSS versão 2.0. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob Parecer nº 3.728.734. Para variáveis qualitativas, realizou-se análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas (%) e as quantitativas analisaram-se estatísticas descritivas de medidas de tendência e de dispersão dos dados, como: mínimo, máximo, média e desvio padrão O perfil sociodemográfico apresentou caracterização com predominância do sexo feminino, 85,00% dos enfermeiros, e ao turno de trabalho, 75,00% no turno noturno e 92,65% no diurno. Quando agrupados em relação à faixa etária, até 35 anos (58,33%) e acima de 35 anos (41,67%), apresentaram a maioria idade até 35 anos. Quanto ao PSQI, os enfermeiros do turno noturno, totalizando 84,62% apresentaram uma má qualidade do sono, enquanto que os sujeitos do turno diurno, apenas 17,65% apresentaram uma má qualidade do sono. Identificamos também que os enfermeiros do turno noturno, 84,62% apresentam IMC inadequado, ou seja, possuem sobrepeso, com significância estatística (p=<0,001). Concluiu-se que o trabalho noturno causa prejuízos na qualidade do sono e alterações no peso dos profissionais enfermeiros.

Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA