Banca de DEFESA: RAYLA PATRICIA DA SILVA ANDRADE

DISCENTE : RAYLA PATRICIA DA SILVA ANDRADE
DATA : 29/01/2021
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=97441 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)

Completitude do Sistema de Informação sobre Tuberculose no Município de Parnamirim/RN

Tuberculose. Sistemas de Informação. Doenças Negligenciadas.

A tuberculose atinge pessoas de baixo poder aquisitivo e ainda é vista como negligenciada. Até 2035, seria necessária uma redução global de 4 a 5% ao ano para um mundo livre da tuberculose. Os serviços da Atenção Primária à Saúde são porta de entrada para um possível caso suspeito de tuberculose e após a sua confirmação, a notificação do caso deve ser realizada e inserida no Sistema de Informação de Agravos de Notificação para a tuberculose. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a completitude dos dados da tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no município de Parnamirim/RN no período de 2009 a 2019. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, de série histórica baseado em dados secundários. A população foi composta pelo banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, com informações provenientes das fichas de notificação para a tuberculose do município de Parnamirim/RN, perfazendo 891 casos. A coleta dos dados aconteceu no segundo semestre de 2020. As variáveis selecionadas estão representadas pelas variáveis sociodemográficas, clínicas, laboratoriais e desfecho do caso. O banco de dados foi construído em formato excel, versão 2017, para realização das tabelas descritivas e gráficos. Para a aplicação de testes estatísticos utilizou-se o software estatístico livre R, versão 3.6.1. Nas variáveis qualitativas, realizou-se análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas (%). Na comparação da completitude com o tempo em estudo aplicou-se o teste estatístico não paramétrico de Spearman’s com nível de significância de 5%. Após a conclusão da análise descritiva, se deu início a avaliação de variáveis segundo o critério de completude. A análise da completitude se baseou na classificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação para avaliação qualitativa, estabelecendo a seguinte divisão: categoria 1 (ruim), quando há 0 a 25% de completude; categoria 2 (regular), entre 25,1% e 50%; categoria 3 (bom), entre 50,1% e 75%, e categoria 4 (excelente), para completude entre 75,1% e 100%. O estudo seguiu os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Tendo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do parecer 4.009.967 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 30793920.1.0000.5537. Resultados: Foram analisados 891 casos no período de 2009 a 2019. Verificou-se que a predominância dos casos notificados foi do sexo masculino (70,93%); entre 20 a 29 anos (31,09%); quanto ao grau de escolaridade, (25,34%) tinham entre a 1ª a 4ª série incompleta do ensino fundamental. A situação de entrada do paciente na Unidade de Saúde, predominou caso novo com (78,56%); forma clínica foi do tipo pulmonar (86,76%); (60,20%) realizaram radiografia de tórax com resultado suspeito (91,15%); (75,59%) realizaram a baciloscopia de escarro em amostra para diagnóstico, destes (71,90%) tiveram resultado positivo; apenas (37,50%) realizaram o teste rápido, sendo (87,04%) detectável sensível a rifampicina e (1,23%) detectável resistente a rifampicina; (17,96%) realizaram cultura de escarro, destes (35%) tiveram resultado negativo. Para a situação de encerramento do caso notificado (77,63%) obtiveram a cura da tuberculose. Enquanto 8,20% abandonaram o tratamento. Acerca da completitude foi classificado como regular: droga ilícita, tabagismo e teste rápido, como bom a escolaridade e outros agravos e como excelente o sexo, idade, tipo de entrada, forma clínica, raio X do tórax, AIDS, alcoolismo, diabetes, doença mental, baciloscopia, cultura de escarro e desfecho do caso. Obteve-se evidências de correlação estatisticamente significante entre o tempo em análise com a completitude do grau de escolaridade, raio X do tórax e desfecho do caso (queda na completitude); droga ilícita, tabagismo e teste rápido (aumento na completitude). Conclusão: Considerando-se a completitude dos campos da ficha de notificação/investigação para a tuberculose, constatou-se que das 17 variáveis analisadas 18% foram classificadas como regular, 12% como bom e 70% como excelente entre os anos de 2009 a 2019. Nas variáveis de campo obrigatório foi verificado um comportamento, com total preenchimento dos campos. Já a qualidade dos campos essenciais, observou-se uma variabilidade da completitude. Desse modo, é necessário o estabelecimento de estratégias para a importância da qualidade do registro das notificações.

Presidente - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externa à Instituição - NATHALIA HALAX ORFÃO - UNIR
Interna - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA