Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS
DATA : 01/12/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas: elaboração e validação de um protocolo assistencial.

Serviços de Enfermagem Escolar. Doenças Transmissíveis. Doenças Parasitárias. Estudos de Validação. Guias de Prática Clínica como Assunto

As doenças infecciosas são patologias causadas por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmintos) ou seus produtos tóxicos e são relevantes para a situação epidemiológica das comunidades mesmo após os avanços em inovações tecnológicas para aprimoramento da atenção aos casos. Diversos esforços são realizados pelos profissionais de saúde para reduzir as taxas dessas doenças e, a enfermagem, categoria mais frequente nos serviços de saúde, tem se destacado por oferecer serviços preventivos e de promoção da saúde em diversos espaços comunitários, a exemplo das escolas. Já estão documentadas as ações que executa, a exemplo da vacinação, educação em saúde, registro e acompanhamento de dados e informações, triagens e encaminhamentos, no entanto, ainda não existem protocolos que guiem a execução das ações com este enfoque. Diante disso, o objetivo desse estudo é analisar as evidências de validade de um protocolo assistencial de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas. Esta será uma pesquisa metodológica e sua execução está prevista em duas fases. A primeira será operacionalizada por meio de revisão integrativa para busca dos constructos sobre as evidências disponíveis sobre esse aspecto. Na segunda, será realizada a construção e validação do protocolo assistencial a partir das evidências identificadas na fase anterior. O referencial teórico de Luiz Pasquali subsidiará esse processo. A participação de experts nas temáticas abordadas será fundamental para julgar os itens e o instrumento como um todo. As Taxas de Concordância e o Índice de Validade do Conteúdo serão considerados para a análise estatística com valores de referência igual ou superior a 0,78 em cada item e 0,80 no instrumento como um todo. Os dados serão apresentados em tabelas e gráficos. Essa proposta de pesquisa segue os princípios éticos para a pesquisa em saúde regidos pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e será apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que dará seu parecer.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA