Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA DAIANE GURGEL SARMENTO

DISCENTE : SABRINA DAIANE GURGEL SARMENTO
DATA : 25/11/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Efeito da música no alívio da dor durante o banho no leito de indivíduos em pós-operatório de cirurgia cardíaca: ensaio clínico randomizado.

Cirurgia Torácica; Dor; Manejo da Dor; Musicoterapia.

As doenças cardiovasculares são consideradas doenças crônicas não transmissíveis e possuem grande impacto na saúde da população, elas podem ser tratadas tanto clinicamente como cirurgicamente. As cirurgias de revascularização do miocárdio e troca de válvula cardíaca é frequente. No pós-operatório de cirurgia cardíaca, dentre as complicações mais frequente, a dor é uma sensação comumente vivenciada pelo paciente, que pode ser atenuada por meio de terapias farmacológicas e não farmacológicas. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral avaliar o efeito da música no alívio da dor durante o banho no leito de pacientes no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. E os objetivos específicos são: identificar características da dor durante o banho no leito de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca; comparar o efeito do uso da música sobre a dor no grupo controle e no grupo intervenção; verificar a associação entre a intensidade da dor e sinais vitais. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e duplo cego, com abordagem quantitativa dos dados que será realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o grupo amostral será de 52 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca aberta, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI), onde o GI receberá a intervenção com headphones com sonorização, enquanto que o GC apenas o headphones sem sonorização, durante o primeiro banho no leito pós cirurgia. A fim de garantir a randomização, utilizar-se- um site que faz o sorteio aleatório dos participantes, para evitar os vieses da pesquisa, optou-se por classificar dois tipos de pesquisadores, o pesquisador 01 ficará responsável pela alocação dos possíveis participantes, randomização e aplicação do headphone, enquanto que o pesquisador 02 aplicará o instrumento de coleta de dados durante o banho no leito, sendo o pesquisador do tipo cego. O instrumento de coleta de dados será um questionário contendo dados clínicos e de avaliação do nível da dor em três fases: antes, durante e após o banho no leito. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL e aprovado sob CAAE: 11745419.6.0000.5292. Os dados serão analisados por estatística descritiva e inferencial. O estudo busca contribuir para a melhorar a qualidade da assistência ofertada aos pacientes, por meio de uma alternativa não farmacológica de manejo da dor.

Presidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO