Banca de QUALIFICAÇÃO: NARYLLENNE MACIEL DE ARAUJO

DISCENTE : NARYLLENNE MACIEL DE ARAUJO
DATA : 18/11/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

RECURSO AUDIOVISUAL NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: ensaio clínico randomizado

Cirurgia cardíaca; Recursos audiovisuais; Cuidados pré-operatórios; Enfermagem.

Em relação aos procedimentos cirúrgicos, a revascularização do miocárdio ainda é o mais utilizada no tratamento de muitas doenças arteriais coronarianas. No período do pré-operatório, é importante que o paciente compreenda o que será realizado, como forma de diminuir sua ansiedade e tornando-se participante do seu cuidado. Assim, a orientação de enfermagem pode servir para educação em saúde do paciente e pode contar com ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação e aproximar a realidade do paciente.  Neste sentido, este projeto objetiva avaliar a eficácia do uso de um recurso audiovisual na redução do nível de ansiedade e educação em saúde de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Os objetivos específicos são: verificar a eficácia do uso de um recurso audiovisual para educação em saúde; verificar como se comporta o nível de ansiedade antes e após o uso de um recurso audiovisual e das orientações padrão nesse público; comparar o efeito da educação em saúde feito com o auxílio de um recurso audiovisual com as orientações padrão em pacientes no pré-operatório de revascularização do miocárdio. Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado cego controlado, com abordagem quantitativa dos dados que serão coletados na enfermaria cardiológica do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a amostra será constituída por 52 pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI), no qual o GI receberá as orientações padrão da instituição e orientações com o recurso audiovisual de um vídeo explicativo e slides sobre o preparo cirurgia e o pós-operatório, enquanto que o GC receberá apenas as orientações padrão da instituição. Todas essas intervenções serão feitas a beira leito com as cortinas fechadas para garantir cegamento. A fim de certificar a randomização, esta será feita pelo site para sorteio aleatório dos pacientes. Haverá então três pesquisadores, o pesquisador um ficará a cargo de aplicar o instrumento para avaliar ansiedade em todos os participantes antes das intervenções, a pesquisadora principal fará as intervenções nos dois grupos, e um segundo pesquisador, sem saber qual participante pertence a qual grupo, aplicará os instrumentos em todos após intervenção. Serão usados dois instrumentos para coleta de dados: um instrumento para avaliar o nível de ansiedade, Inventário de ansiedade estado-traçado, e um instrumento para avaliação do conhecimento. Ademais, os dados serão analisados por estatística descritiva e inferencial. Antes da coleta dos dados, o projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo procura contribuir para melhor experiência do paciente frente a cirurgia e auxiliar como ferramenta para o processo de cuidar do enfermeiro em suas orientações. Todo o projeto seguirá as exigências éticas da pesquisa com seres humanos.

Presidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO