Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
DATA : 17/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
TÍTULO:

Sífilis gestacional e congênita: análise epidemiológica das informações de agravos de notificação no estado do Rio Grande do Norte-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Sífilis. Gravidez. Sífilis Congênita. Cuidado Pré-Natal. Serviços de Vigilância Epidemiológica.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A Sífilis é considerada uma infecção sexualmente transmissível, de caráter sistêmico e curável, causada pelo Treponema pallidum e tratável com antibióticos. Apresenta altas taxas de transmissão vertical, acarretando graves problemas de morbimortalidade como a sífilis congênita. As consequências para a gestação e o feto podem ser graves, causando aproximadamente 300 mil mortes fetais e neonatais ao ano no mundo e colocando o adicional de 200 mil crianças sob risco aumentado de prematuridade, além de abortamentos e doença congênita, com graves sequelas para a criança. Tem como objetivo geral analisar os casos notificados de Sífilis Gestacional e Congênita no Estado do Rio Grande do Norte-RN. Como objetivos específicos: identificar a incidência dos casos de notificações de sífilis gestacional e congênita no Estado do Rio Grande do Norte-RN; caracterizar o perfil sociodemográfico das mulheres gestantes diagnosticadas com sífilis gestacional e congênita no Estado do Rio Grande do Norte-RN; descrever os fatores que estão relacionados aos casos notificados de sífilis gestacional e congênita no estado do Rio Grande do Norte-RN e comparar os custos com a prevenção e diagnóstico da sífilis gestacional com a internação para o tratamento da sífilis congênita. Trata-se de uma abordagem quantitativa epidemiológica, do tipo descritivo e ecológico, proveniente de dados secundários, tendo como área de abrangência o Estado do Rio Grande do Norte. População composta por todos os casos notificados de sífilis gestacional e congênita, ocorridos no período de 2018. Os dados serão extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para análise estatística, serão utilizados os testes de Qui-quadrado ou exato de Fisher, bem como calculadas os Odds Ratio com respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%), seguida de regressão logística para obtenção dos valores ajustados para verificar as associações entre as variáveis de interesse. A significância adotada foi de p<0,05 e serão analisados por meio do programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 23.0. Em consideração aos aspectos éticos, por se tratar de um estudo que fará o uso de dados secundários, será dispensada a análise do Comitê de Ética e Pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Interna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externa ao Programa - 4839262 - GRACIMARY ALVES TEIXEIRA
Externa à Instituição - MÔNICA CECÍLIA PIMENTEL DE MELO - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 09/11/2020 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao