Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA
DATA : 30/09/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

MODELO DE CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA O INDIVÍDUO SUBMETIDO ÀANGIOPLASTIA CORONÁRIA TRANSLUMINAL PERCUTÂNEA

Modelo de cuidado de enfermagem; Angioplastia coronária transluminal percutânea; Self-management; Enfermagem cardiovascular; Doenças crônicas.

O cuidado de enfermagem ambulatorial ao indivíduo com doença arterial coronária e submetido à angioplastia coronária transluminal percutânea, carece de uma estrutura assistencial para o self-management. O autogerenciamento dos riscos e sintomas crônicos da doença pelo indivíduo e a obtenção de comportamentos salutares proporciona melhores resultados no processo terapêutico, como mitigação de complicações e a aquisição do bem-estar e qualidade de vida.  Um modelo de cuidado de enfermagem na perspectiva de self management oferece uma estrutura teórica norteadora e estratégica da assistência às pessoas com doença da artéria coronária e representa uma contribuição para o conhecimento da enfermagem na prevenção secundaria e terciara em saúde. Objetivo: Desenvolver um modelo de cuidado de enfermagem para o indivíduo submetido à angioplastia coronária transluminal percutânea no contexto ambulatorial. Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa a ser realizado através do processo de raciocínio logico dedutivo-indutivo e alicerçado no Modelo de Sistemas de Betty Neuman e a Teoria da Autogestão Individual e Familiar.  O Modelo será desenvolvido em quatro momentos. Primeiro momento: definições conceituais, provenientes do referencial teórico, configurando-os como subsídios teóricos. Segundo momento: definição de duas fontes de informações, denominadas subsídios-base: 1) revisão de literatura e diretrizes; 2) contextual empírico. Terceiro momento: cada subsídio-base passará por duas etapas: coleta de dados e análise de conteúdo dos dados. Quarto momento: Integração dos subsídios teóricos, científicos e contextuais-empíricos, para formação de uma base teórica, seguida de interpretação e reflexão para a estruturação do modelo. A presente pesquisa será encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário Alcides Carneiro/ Universidade Federal de Campina Grande.

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interna - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA