Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO
DATA : 28/09/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

TEORIA DE MÉDIO ALCANCE PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO ADOLESCENTE COM SOBREPESO OU OBESIDADE

Adolescentes; Enfermagem; Sobrepeso, Obesidade, Promoção da saúde; Atenção primária á saúde.

O cuidado de enfermagem aos adolescentes com sobrepeso ou obesidade ocorre no contexto escolar ou nos serviços da atenção primária através de intervenções multiprofissionais na promoção de hábitos saudáveis direcionados ao controle de peso. Observa-se porém, a carência de um referencial teórico de enfermagem especifico para a assistência de enfermagem a essa população e nesse contexto, assentada nos princípios, valores e conceitos da disciplina e focada nas necessidades individuais dos adolescentes. Uma teoria de médio alcance para o cuidado de enfermagem o essa população atenderia essa lacuna, propiciaria a compreensão do enfermeiro da sua função no cuidado dessa população e contribuiria para o avanço do conhecimento teórico da enfermagem. Objetivo: Desenvolver uma teoria de enfermagem de médio alcance do cuidado de enfermagem ao adolescente com sobrepeso ou obesidade no contexto da Atenção Primária em Saúde. Método: Trata-se de um estudo do tipo teórico, de natureza analítica e abordagem qualitativa. O Modelo Conceitual de Promoção a Saúde de Nola Pender será a base para a teoria a ser desenvolvida e as fases operacionais do estudo serão organizadas segundo Walker e Avant. O estudo será realizado em 4 etapas. A primeira etapa envolve a condução de uma Scoping Review com o propósito de identificar os conceitos e as proposições sobre o cuidado de enfermagem utilizadas e considerados relevantes para a teoria a ser desenvolvida. A segunda etapa consistirá na análise do conceito do cuidado de enfermagem ao adolescente com sobrepeso ou obesidade a partir do material identificado na revisão com o propósito de identificar os atributos, antecedentes e consequentes do cuidado. A terceira etapa será a construção das afirmações teóricas por meio do processo de síntese. A síntese de dados empíricos é fundamental para estabelecer as relações teóricas entre dois ou mais conceitos. A estratégia envolve a identificação de afirmações relevantes nas evidencias e a construção de reafirmações. Neste estudo, as afirmações identificadas na literatura serão interpretados, agrupadas, e resumidas em reafirmações para formação da nova teoria. Na quarta etapa, a teoria será organizada e estruturada através da estratégia de derivação. A derivação é o processo pelo qual um conjunto de conceitos inter-relacionados ou uma estrutura inteira é movido de um campo para outro e modificado para se adequar ao novo campo. Neste estudo, o conjunto de elementos teóricos do Modelo de Pender serão identificados e integrados aos resultados da síntese de afirmações, para formação da teoria proposta. Concluída a fase de estruturação, a teoria elaborada será apresentada de forma gráfica e explicativa para divulgação e testagem. A pesquisa não envolverá seres humanos portanto, o encaminhamento ao Comitê de Ética em Pesquisa não será realizado. Entretanto, todos os princípios éticos a respeito do uso da literatura científica serão obedecidos.

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interna - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA