Construção e validação de um curso a distância para cuidados de enfermagem em pós-transplantados renais
Nefropatias; Transplante de Rim; Educação em Enfermagem; Ensino; Educação a Distância; Enfermagem em Nefrologia.
Trata-se de um estudo metodológico com o objetivo de elaborar e validar o conteúdo de um curso de cuidados de enfermagem para pós-transplantados renais, na modalidade de ensino a distância (EAD), voltado para acadêmicos e profissionais de enfermagem. A pesquisa será conduzida pelo referencial da psicometria de Pasquali. As etapas metodológicas para construção da proposta serão: levantamento das necessidades de aprendizagem, definição dos objetivos educacionais e restrições existentes; elaboração e validação de instrumentos para pré e pós-teste; construção, validação de conteúdo e aparência do curso de educação à distância; avaliação do aprendizado, das habilidades e da satisfação dos profissionais antes, imediatamente após e um ano após serem submetidos à estratégia de ensino. Na coleta de dados realizar-se-á o levantamento das necessidades de conteúdo por meio de uma Scoping Review e aplicação de questionários a especialistas via Google Forms e etapas Delphi, com juízes especialistas na área de Nefrologia, os quais serão selecionados para compor a etapa de validação do conteúdo do material didático. Os dados coletados serão inseridos em planilha do Microsoft Office Excel 2013 e o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0, e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A relevância dos itens que irão compor o instrumento para avaliação dos juízes será obtida pela concordância intraobservadores e interobservadores por meio do Índice Kappa (K) e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Serão considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os especialistas. Espera-se com essa pesquisa a construção e validação de conteúdo de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de cuidados de enfermagem ao paciente pós-transplantado renal, voltados a acadêmicos e profissionais da enfermagem. Além disso, almeja-se que a proposta educacional estimule à práxis educativa em saúde dos enfermeiros (ação-reflexão-ação) ao longo de toda a rede de atenção à saúde em Nefrologia. O estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer nº. 4.066.056 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) nº 32033020.4.0000.5537.