Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA SIMONE DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCA SIMONE DA SILVA
DATA : 28/08/2020
LOCAL: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Fatores relacionados a punção de veia jugular externa em estudantes de enfermagem.

Educação em Enfermagem; Procedimentos Clínicos; Cuidados Críticos.

O acesso venoso periférico é um procedimento frequente nos serviços de assistência à saúde, tornando-se um desafio para o profissional de saúde realizar em pacientes que necessitam de acesso prolongado ou repetido. Por apresentar maior risco de complicações associadas ao cateter venoso, como perda progressiva da vasculatura patente, tem-se como alternativa o cateterismo periférico em veia jugular externa.  É um procedimento realizado por enfermeiros que requer avaliação clínica precisa, habilidades, domínio da fisiologia e anatomia, competências específicas alcançadas na formação técnico-científica profissional, a qual requer integração de saberes múltiplos e complexos. Nesse sentido, objetiva-se comparar nível de aprendizado dos estudantes para realização da punção venosa periférica em veia jugular externa. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, a ser desenvolvido com alunos do sexto ao nono período, matriculados no semestre 2020, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados será via Web em plataforma virtual por meio de quatro instrumentos, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados serão organizados em planilha e analisado por programa Statistical Package for the Social Sciences. Para comparação intergrupo das variáveis numéricas será utilizado o Teste de MannWhitney, para variáveis categóricas pretende-se usar teste Qui-quadrado de Pearson e o teste Exato de Fisher. Será adotado o nível de significância de 5% e o intervalo de confiança de 95%. Ressalta-se que o estudo seguirá as recomendações éticas para pesquisas envolvendo seres humanos de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Este estudo está fundamentado na teoria da autorregulação do processo de aprendizagem de Bandura, em que o processo de aprendizagem é elemento essencial dentro da teoria cognitivista, sendo a autoeficáca elemento relevante no julgamento das próprias capacidades de executar ações exigidas para se atingir uma dada performance. Espera-se identificar se o ensino em Enfermagem capacita o estudante a atuar em procedimentos de alta complexidade por meio da demonstração de sensação aumentada de autoeficácia e baixos níveis de ansiedade relacionado a esse procedimento.

Externa à Instituição - ANA ROBERTA VILAROUCA - UFPI
Externo à Instituição - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR - UFPI