Banca de DEFESA: LORRAINY DA CRUZ SOLANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORRAINY DA CRUZ SOLANO
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Avaliação das residências em saúde nos cenários de práticas na atenção primária à saúde no estado do Rio Grande do Norte.

Educação continuada; Saúde Pública; Educação Profissional em Saúde Pública; Educação Interprofissional; Ensino.

Objetivou-se avaliar estruturas, processos e resultados dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e Médica em Medicina de Família e Comunidade nos cenários de prática da Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de estudo misto, com apoio da cartografia, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde que são cenários de prática de atuação conjunta dos programas de residência em saúde nos municípios de Mossoró e Caicó, únicos nesta área da especialidade de Saúde da Família e Comunidade no estado. Participaram do campo coletivo dessas residências usuários, trabalhadores de saúde, residentes e gestores que foram convidados a colaborar com o estudo por meio do método “bola de neve”. A produção dos dados aconteceu em três etapas, coordenadas entre si. A primeira consistiu na análise comparativa dos relatórios de desempenho nos padrões de qualidade verificados na ação de avaliação externa prevista e realizada pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, conduzido pelo Ministério da Saúde. A segunda foi através da produção e registro dos dados em forma de relatos de campo, tal como ocorre no compartilhamento relativo ao chamado “território existencial” onde se inserem os campos de prática das residências. A terceira, aconteceu no encontro com os usuários, trabalhadores, residentes e gestores mediados por roteiros de entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram processados no software IRaMuTeQ e submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin. Atendendo à legislação brasileira, seguiu os preceitos determinados pela Resolução nº 466/2012, do Comitê Nacional de Ética na Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde registrada no CEP/UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537. Os resultados evidenciaram que os relatórios do PMAQ apresentam inconsistências que impossibilitam análise comparativa entre as 6 UBS campo de pesquisa, sendo 4 em Mossoró e 2 em Caicó, além disso nenhuma das equipes leram ou analisaram os resultados que constam nos relatórios. Os registros de campo estão demonstrados nos mapas cartográficos de cada UBS e expressam a produção de subjetividade em tordo do SUS, Atenção Básica e formação profissional. As entrevistas geraram um corpus referente a 58 entrevistas que confirmam o fato de que os cenários de práticas no estado são alterados, positivamente, na produção de cuidado ofertada a população e ao processo de trabalho das equipes. Avaliação dos programas de residência resultou na problematização das Unidades de Saúde como Escolas o que precisa ser sistematizado para gerar espaços resolutivos em que todos aqueles e aquelas que estão nos cenários de práticas na Atenção Primária à Saúde aprendem: estudantes, profissionais, gestores, usuários e professores. O estudo apresenta o conceito/ferramenta de Mandala Formativa sobre os fios de formação em serviço.

Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo à Instituição - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR - UFERSA
Externo à Instituição - RICARDO BURG CECCIM - UFRGS
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS