Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA MARIA BANDEIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARISSA MARIA BANDEIRA BEZERRA
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

O estresse e sua interface com a obesidade, qualidade do sono e apneia obstrutiva do sono em enfermeiros

Enfermeiro; Estresse; Obesidade; Qualidade do sono; Apneia obstrutiva do sono.

Objetiva-se analisar o nível de estresse e a relação com a prevalência da obesidade, qualidade do sono, apneia obstrutiva do sono em enfermeiros dos turnos diurno e noturno. Será um estudo transversal com abordagem quantitativa, do tipo analítico. O publico- alvo será composto por enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes, 122, do Hospital Universitário Ana Bezerra 53 e da Maternidade Escola Januario Cicco 30 no total a amostra é de 205 profissionais atuantes nos turnos diurno e noturno.  A coleta de dados ocorrerá no período de janeiro a julho de 2020, os enfermeiros preencherão os instrumentos: para obtenção dos dados sociodemográficos, avaliação do nível de estresse, da qualidade do sono que é o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh-Brasil (PSQI- BR), o questionário de Berlin para verificar a apneia obstrutiva do sono e o questionário sobre comportamento alimentar para verificar a obesidade. Serão excluídos enfermeiros que possuam outro vínculo profissional. A organização dos dados se dará em planilhas com os dados e o banco será analisado no IBM SPSS Statistic. Será feita análise descritiva para avaliar o perfil da amostra, segundo as características individuais, sociodemográficas e hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa, bem como frequência das variáveis categóricas, com valores de frequência absoluta (n) e percentual (%) e estatísticas descritivas de posição (média e mediana) e dispersão dos dados (desvio padrão) para as variáveis numéricas e ordenáveis. Para os valores obtidos através do IMC, a classificação será apresentada conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. O projeto de pesquisa será submetido a plataforma Brasil e avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando-se a normatização da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os sujeitos envolvidos nas duas etapas serão solicitados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externa ao Programa - 2306745 - EDILMA DE OLIVEIRA COSTA