Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA DE ARAÚJO OLÍMPIO

DISCENTE : JÉSSICA DE ARAÚJO OLÍMPIO
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas

Hipotermia; Regulação da Temperatura Corporal; Cardiopatias.

Este estudo objetiva avaliar a acurácia do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, conduzido em duas etapas: Análise de conceito por Scoping review e análise da acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas. A primeira etapa propõe clarificar o conceito de hipotermia, seus atributos, antecedentes, consequentes e referenciais empíricos, embasado no modelo proposto por Walker & Avant (2011), constituído em oito etapas. Para busca da literatura foi realizada uma scoping review, que permite a utilização de diversos tipos de estudos, a fim de mapear a literatura existente sobre determinado tema, nas seguintes bases de dados: Cochrane, Lilacs, Scielo, Web of Science, Scopus, Pubmed e Google Acadêmico, acessadas por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além do material selecionado através das bases de dados, foram utilizados artigos provenientes do arquivo pessoal da pesquisadora e obtidos a partir de busca reversa. A segunda etapa se propôs a analisar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia em pacientes cardiopatas e verificar a prevalência deste diagnóstico na presença dos seus indicadores clínicos fundamentada no método de Análise de Classes Latentes. A coleta de dados será realizada, mediante aprovação do comitê de ética, no Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado no nordeste brasileiro, e consistirá na obtenção de dados por meio de instrumento contendo informações sociodemográficas, clínicas, avaliação dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Hipotermia através de exame físico e de coleta de informações nos prontuários dos pacientes cardiopatas internados na unidade de internação cardiológica. Serão adotados como critérios de elegibilidade: ter idade igual ou superior a 18 anos. Serão excluídos pacientes internados em tratamento pós-cirúrgico e em tratamento com medidas de hipotermia terapêutica. Serão obedecidos os critérios éticos da pesquisa. O estudo foi submetido à análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em obediência à Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e obteve parecer favorável do CEP sob número 2.574.889 e CAAE 85607418.3.0000.5537.

Interno - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR