Banca de DEFESA: RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 08/06/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem

Simulação, Ensino de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

A simulação realística é uma estratégia valiosa de ensino e aprendizagem que vem sendo difundida e utilizada nos cursos de graduação em saúde e enfermagem. Porém, a sua eficácia, quando comparada aos métodos tradicionais de ensino, ainda carece de melhores evidências. Assim, o estudo teve por objetivo geral analisar a eficácia de estratégias de ensino e aprendizagem na aquisição de conhecimento e satisfação de discentes da graduação em enfermagem no ensino de imunização no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Trata-se de um estudo experimental, do tipo Ensaio Clínico Controlado e Randomizado (ECCR) pré-teste e pós-teste. A amostra do tipo não probabilística por conveniência, foi composta por 34 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos de 17 (controle e experimental) respeitando as variáveis de controle: sexo, idade, Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), experiência profissional na área de APS, e diagnóstico do Sistema Representacional Preferencial (SRP). Obteve parecer favorável junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, CEP/UFRN, protocolo nº 1.958.827, e cadastrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob protocolo RBR-9sqr6b. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2017. Os estudantes participaram de um curso com 40 horas referente à imunização de adultos. O Grupo Controle (GC) participou do curso na modalidade 1: (exposição dialogada e treino de habilidades). O Grupo Experimental (GE) foi direcionado a modalidade 2 (exposição dialogada, treino de habilidades e simulação realística). A eficácia das estratégias de ensino e aprendizagem foi aferida mediante a avaliação pré e pós-teste. Foram também aplicados o Questionário de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem, o Questionário de Práticas Educativas, e a Escala de Design de Simulação. Em todos os cálculos inferenciais foi adotado o nível de significância de 5%. Os estudantes do GE apresentaram melhores desempenhos, em relação ao GC, nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p valor = 0,031) tardio 1 – 20 dias (p valor = 0,031).  Quanto a satisfação e autoconfiança na aprendizagem, não houve significância estatística entre os grupos em ambas as subescalas (p valor ≥ 0,05). Porém, o GE apresentou maiores médias. A Escala de Design de Simulação apresentou um Alpha de Cronbach total de 0,930. Em todas as dimensões da escala, obteve-se médias global igual ou superior a 4,60, sendo a resolução de problemas e o realismo as dimensões que apresentaram maior concordância e importância entre os estudantes do GE. Quanto as práticas educativas, as modalidades (1 e 2) foram avaliadas positivamente pelos estudantes. No GE foi encontrado significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (valor de p = 0,018). Aceita-se a hipótese alternativa do estudo à medida que na modalidade 2 os estudantes aprendem melhor e por mais tempo. Além disso, promove maior satisfação e autoconfiança nos estudantes. Conclui-se assim que essas práticas educativas apresentam suas dimensões estruturais mais próximas da aprendizagem significativa. Recomenda-se o uso da simulação e espera-se que as evidências produzidas no estudo contribuam para a melhoria no ensino de graduação em enfermagem.

Externo ao Programa - 2306745 - EDILMA DE OLIVEIRA COSTA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN