Banca de DEFESA: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DATA : 20/04/2017
LOCAL: Departamento de enfermagem

O desenvolvimento do pensamento crítico na formação inicial de enfermeiros mediante uma intervenção de ensino.

Enfermagem. Educação em enfermagem. Pensamento. Tecnologia Educacional. Suporte Avançado de Vida. Aprendizagem.

Pensar criticamente requer utilizar todo o conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem novos conhecimentos e saber direcioná-los para as situações de aplicação prática, com capacidade de avaliação única para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua, inclusive para a formação do enfermeiro. Espera-se que o enfermeiro seja capaz de desenvolver o pensamento crítico aplicado ao problema do momento, de forma que a assistência prestada ao paciente seja adequada, independente da situação que se apresenta e suas adversidades. Dessa forma vale questionar se uma estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapas Conceituais associada a resolução de estudos de casos clínicos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Dessa forma, este estudo comparou o nível de pensamento crítico desenvolvido entre duas propostas distintas de formação superior em Enfermagem referente ao conteúdo específico de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. Trata de um estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes-depois, realizado com estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior de distintas regiões brasileiras. O protocolo desta pesquisa foi aprovado em seus aspectos éticos e metodológicos pelo CEP/UFRN, conforme preconizado pela Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sob parecer número 752.501 e CAAE número 33917214.9.0000.5537. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um instrumento validado e aplicado mundialmente, o California Critical Thinking Skills Test, complementada por um questionário com dados socioeconômicos. Como forma de alcançar o objetivo proposto e seguir o rigor metodológico do delineamento, foi elaborado um Curso de Extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia composto por aulas expositivas dialogadas e atividades práticas em laboratório de habilidades com duração de 60 horas. Os 77 participantes da pesquisa foram randomizados para o Grupo Controle (n=38) e Grupo Experimento (n=39) quando a intervenção do estudo consistiu na construção de quatro mapas conceituais por meio de uso do Software Cmap Tools®. Esse estudo obteve dados de revisões sistemáticas de literatura que sugerem a Prática Baseada em Evidências como a estratégia de ensino que mais favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, avaliado por diferentes instrumentos de mensuração, com destaque para os California Critical Thinking Skills Tests. Após a análise dos testes foi identificado no pré-teste uma média de pontuação de pensamento crítico geral para o grupo controle de 15 (+/-3,5) e para grupo experimento de 14,1 (+/-3,7), já no pós-teste foram 14,6 (+/-3,9) e 14,1 (+/-3,4), respectivamente. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa para um p-valor de 0,05, de acordo com o teste-t. O Grupo Experimento continha um estudante que apresentou o Pensamento Crítico geral como Não Manifestado, e após a intervenção o valor melhorou minimamente para fraco, além de apresentar uma concentração aumentada no PC geral Moderado e Forte. Quanto às habilidades de pensamento crítico, houve um aumento significativo (p=0,022) para o desenvolvimento da habilidade de Avaliação para os estudantes do grupo experimento. Ao comparar as instituições, a diferença entre as escolas se baseou no fato de não existir estudante com PC geral Não Manifestado na escola A. O estudo sugere que a estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapa Conceitual seja útil no desenvolvimento  e aperfeiçoamento do pensamento crítico dos estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS
Externo à Instituição - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - UFPB
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR