Banca de DEFESA: DANIELLE REZENDE FERREIRA

DISCENTE : DANIELLE REZENDE FERREIRA
DATA : 22/02/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

IDENTIFICAÇÃO DAS CARGAS DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Enfermagem; Cargas de Trabalho; Estratégia Saúde da Família.

A carga de trabalho está inserida no contexto laboral e no processo de trabalho, que interage entre si e com o corpo do trabalhador, o que pode causar mudanças no estado biopsíquico e, consequente, desgaste físico e psíquico. O presente estudo objetivou identificar as cargas de trabalho de enfermeiros (as) que atuam na Estratégia Saúde da Família em um Município de do Nordeste Brasileiro. A pesquisa é vinculada a um projeto maior intitulado “Inovação tecnológica não material em saúde: cargas de trabalho e satisfação”, do grupo de pesquisa Praxis – Núcleo de estudos sobre trabalho, cidadania, saúde e enfermagem, do Programa de Pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo orientada pelas teorias do materialismo histórico-dialético e das cargas de trabalho. A amostra foi composta por 14 enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF), distribuídas nos cinco distritos sanitários do município de Natal (Norte I, Norte II, Sul, Leste e Oeste). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas destinadas a cada enfermeiro atuante na ESF. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo temática de Bardin. O projeto teve aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisas (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob o parecer nº 1.880.221 e CAAE: 62021516.7.0000.5537. O estudo foi realizado com base nos princípios da ética, estabelecidos pela resolução 466/12. A população entrevistada é do sexo feminino (100%), com mais de 5 anos de experiência profissional (100%) e na ESF (100%), a maioria entre 50 e 59 anos, com especialização/residência (50%), efetivo/concursado, com jornada de trabalho de 40 horas (85,71%) e somente um emprego (85,71%). Dentre os fatores que aumentam as cargas de trabalho estão o excesso de demanda, as falhas na gestão, os problemas na resolutividade, a insegurança, responsabilizar-se pelo trabalho dos demais profissionais, o excesso de demanda, o déficit de materiais. Os fatores que ajudam a reduzir as cargas de trabalho são vínculo trabalho em equipe, apoio da gerência, gostar de trabalhar na ESF. A cargas de trabalho são influenciadas pela interrelação do trabalho com o profissional de saúde, essa relação dialética pode ocasionar no adoecimento do enfermeiro membro da ESF.

Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN