Banca de DEFESA: ARYELE RAYANA ANTUNES DE ARAÚJO

DISCENTE : ARYELE RAYANA ANTUNES DE ARAÚJO
DATA : 25/11/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem da UFRN

Análise dos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes com câncer hospitalizados

Neoplasias. Câncer. Infecção Hospitalar. Hospitalização.

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde representam uma grave problemática de saúde mundial. Relativo especificamente aos pacientes com câncer hospitalizados, estes possuem fatores relacionados à doença, ao tratamento e à internação que favorecem o desenvolvimento desses eventos. Assim, objetivou-se analisar os fatores de risco do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Infecção em pacientes com câncer hospitalizados notificados com Infecção Relacionada à Assistência de Saúde e acordo com a North American Nursing Diagnosis-International. Trata-se de um estudo transversal desenvolvido em um hospital referência em oncologia para pacientes do Sistema Único de Saúde no estado do Rio Grande do Norte. Foram analisados prontuários de pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, entre os anos de 2013 e 2014, os quais apresentaram infecção associada à assistência de saúde durante o período de internação. Após aplicação do cálculo amostral para populações finitas, estimou-se 110 prontuários, com cinco perdas não repostas, portanto a amostra totalizou 105 prontuários. A coleta de dados se deu entre os meses de novembro de 2015 a abril de 2016 por meio de um instrumento composto por variáveis sociodemográficas e de saúde e os fatores de risco para infecção. Foram realizadas análises exploratórias amostrais por meio de distribuições de frequências e medidas descritivas. As diferenças entre as proporções serão verificadas mediante aplicação dos Testes Qui-quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher e a Regressão Múltipla foi avaliada por meio do teste T de Student, todos com nível de significância de 5% (p valor ≤ 0,05). O estudo foi aprovado nos Comitês de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, nº do CAAE 48374815.3.3001.5293. Quanto à caracterização da amostra, verificou-se maioria de adultos (54,3%), com média de idade de 58,9 (±14,7), do sexo feminino (57,1%), com companheiro (51,4%), trabalhavam (34,3%), provenientes do interior do estado do Rio Grande do Norte (59,0%). Em relação às características clínicas, 64,8% dos pacientes estavam internados por uma clínica cirúrgica. As manifestações clínicas mais relatadas nos prontuários foram febre (43,8%), dor (33,3%) e constipação (26,7%). Referente aos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção, os mais prevalentes foram, respectivamente, procedimento invasivo (100,0%), pele rompida (93,3%) e peristaltismo inadequado (63,8%). Observou-se uma associação estatisticamente significante entre os fatores de risco pele rompida característica cirúrgica do paciente; e hemoglobinemia aos pacientes de condição não-cirúrgica. Além disso, foi significativa a avaliação do tempo de internação e o paciente ser do sexo feminino, pertencentes a uma clínica não-cirúrgica e que realizaram cirurgia prévia.  O conhecimento sobre os fatores de risco do diagnóstico risco de infecção na população estudada pode direcionar os cuidados da equipe de enfermagem com vistas à prevenção da Infecção Relacionada à Assistência de Saúde e qualifica a assistência de enfermagem de modo a sistematiza-la e instrumentaliza-la de modo a sinalizar aos enfermeiros as necessidades específicas de cuidados para esta população, além de sugerir o desenvolvimento de novos estudos nessa área.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS